Desenho de Vigas

Foram implementados na V19 dos Sistemas TQS novos critérios para formatar o modo como o desenho de vigas pré-moldadas são desenhadas.

Texto Descritivo do Furo

Este texto permite ao usuário definir uma descrição para os furos. Alguns textos possíveis são: bainha metálica corrugada, bainha metálica, escarificar, etc.

Abaixo um exemplo sem o texto definido e com ele:

6adf346e85c2c88d1afc903e344ec9da.png

Folga no Comprimento das Armaduras

Esta folga no comprimento das armaduras permite o melhor alojamento de tirantes, grampos e outras existentes na extremidade das vigas, garantindo o correto posicionamento e cobrimento das armaduras. Em situação normais, estas folgas são necessárias para que não haja encavalamento de armaduras durante a montagem dentro das formas.

É possível definir a folga para as seguintes armaduras:

  • Comprimento das armaduras de flexão;
  • Largura dos grampos;
  • Comprimento das costelas.

Omissão de Detalhes Sem Armaduras

Em algumas situações, como, por exemplo, o detalhe superior da seção, pode não existir armaduras ativas a serem detalhadas. Através deste critério é possível definir se estes detalhes serão inseridos no desenho final.

Orientação do Desenho dos Estribos

O desenho dos estribos pode ser feito na orientação horizontal ou vertical. Abaixo um exemplo das duas opções:

a2e27be5daa5c3851273222b9756ce2c.png 8832ec9aa0ac6badf9c9febea5c99cd7.png

Orientação Global do Desenho

O desenho das vigas pode ser feito em três colunas com as seguintes opções:

  • Três colunas: forma + armação + tabelas;
  • Duas colunas: forma e armação + tabelas;
  • Apenas uma coluna: com todos elementos alinhados um abaixo do outro;

O valor padrão do sistema é com 3 colunas. Seguem exemplo das três opções:

bff8d5036ce00e41e2f0a1dcb6fc31fd.png


81bd9522a5420611525498333c32fe1e.png


3bde096a6032556ca3525df5cf0a89d9.png

Cotas do Pente de Protensão

As cotas horizontai do pente de protensão podem ser omitidas para que o projeto possa ser mais bem adequado à situação de fábrica não conhecidas pelo projetista. Este critério permite que a cota horizontal, com posicionamento dos cabos deixe de ser feita. Nenhuma verificação adicional é feita.

Tipo de Estribo do Dente Gerber

Critério que permite definir o tipo de estribo que será utilizada no detalhamento dos dentes Gerber. Duas opções são possíveis: estribos normais e estribos de torção.

Tabela de Protensão

Os detalhes das armaduras ativas, além de serem desenhados, podem ser definidos em uma tabela, de modo a facilitar a leitura do desenho. Esta tabela segue o esquema apresentado pelo livro da Munte. Este critério permite desligar o desenho desta tabela.

Caso seja optado por não fazer o desenho da tabela, apenas os dados de cobrimento e fck serão adicionados em uma tabela simplificada.

Resumo da Tabela de Aço de Protensão

Este critério permite que uma tabela de resumo de ação de protensão seja criada de modo a facilitar a leitura do desenho.