Plantas e Plotagem

Todo o processo de montagem de plantas e plotagem pode ser realizado por completo no TQS (não requer outros softwares), de forma automatizada e personalizável.

Todos os comandos referentes à plotagem se encontram numa aba específica do Gerenciador.

  • Comandos para plotagem: Janela “Gerenciador”, Aba “Plotagem”.

Embora a plotagem possa ser realizada em qualquer ramo da Árvore do Edifício, há um ramo chamado “Plantas” direcionado para esse fim.

Configurações

d763f4a699c56e9894b4c97b856c96b5.pngÉ necessário configurar a impressora e/ou plotter que serão utilizados para impressão.
  • Para configurar a impressora ou plotter: Janela “Gerenciador”, Aba “Plotagem”, Grupo “Critérios”, Botão “Configurações”, Item “Configuração de impressoras” ou “Configuração de Plotters”.
e9329ec1fcf312d0118e9007e3479c9e.pngDiversos atributos como espessura, estilo, hachura e fonte usados na plotagem são totalmente configuráveis em função dos níveis do desenho.
  • Para configurar os atributos de plotagem: Janela “Gerenciador”, Aba “Plotagem”, Grupo “Critérios”, Botão “Gerenciador de Penas”.

Editor de Plantas

ea5e43b594a30179df65f803ad1c100b.pngHá um editor gráfico específico, chamado Editor de Plantas, que facilita a montagem de plantas. Nele, é possível distribuir rapidamente desenhos na planta, preencher carimbo e gerar a tabela de ferros.
  • Para carregar o editor de plantas: Janela “Gerenciador”, Aba “Plotagem”, Grupo “Edição de Plantas”, Botão “Editor de Plantas”.

Moldura e Carimbo

As molduras usadas para montar as plantas são totalmente personalizáveis. É possível criar o seu próprio carimbo com logotipo e outras informações necessárias.

Tabela de Ferro

fbb5a62c6ded3cb607b3acaddf2ce544.pngA tabela com o quantitativo de armaduras pode ser gerada de forma automática.
  • Para gerar tabela de ferro: No Editor de Plantas, Aba “Plantas”, Grupo “Tabela de ferros”, Botão “Extrair”.

Plotagem

É possível imprimir ou plotar as plantas em papel (plotter ou impressora) ou em arquivo nos formatos PDF, PLT, DXF, entre outros.

  • Para plotar uma planta ou desenho: Janela “Gerenciador”, Aba “Plotagem”, Grupo “Plotagem”, Botão “Plotar”.

CEP

89ece65fab746e599bcc2714199db78f.pngO TQS conta com um programa chamado CEP (Controle de Emissão de Plantas) que gerencia a emissão das plantas de um projeto e suas respectivas revisões.
  • Para controlar a emissão de plantas: Janela “Gerenciador”, Aba “Plotagem”, Grupo “Edição de Plantas”, “CEP”.