Tipos de Plotagem

Para o Windows®, o plotter é só mais uma impressora, não havendo diferença de plotagem. Você deve instalar o driver do plotter como uma impressora para o Windows® e configurá-lo. Nos Sistenas TQS®, o plotter é um dispositivo de formato grande, usado para plotar plantas.

Se você deseja enviar desenhos independentes ao plotter, defina o plotter como sendo a impressora atual e execute o comando de plotagem em impressora. Dentro dos editores gráficos, edite o desenho e solicite impressão. Você também pode mandar o editor usar o plotter em vez da impressora e acionar a impressão.

Plotagem em dispositivos

Os comandos de plotagem em dispositivos, como Impressora ou Plotter, assim como plotagem em arquivos, como DWG, DXF, PDF e DWF, disponíveis no "Gerenciador TQS", permitem apenas a plotagem de plantas montadas. Portanto é necessário fazer a montagem de plantas através do "Editor de Plantas".

Plotagem em Impressora

Dentro do Editor Gráfico, você pode chamar desenho por desenho e plotar um por vez.

Através do Gerenciador TQS você poderá plotar em impressora um único desenho ou então plotar, com um único comando um grupo ou um lote de desenhos de uma só vez.

Por exemplo, em um projeto de vigas ou pilares:

  • 1. No "Gerenciador TQS", selecione a aba "Plotagem"
  • 2. Clique com o mouse no botão "Plotar" e escolha a opção "Em impressora"

O objetivo é selecionar um conjunto de desenhos, que devem ser colocados na lista à direita da janela de seleção. Você escolhe a pasta do edifício e o tipo de sistema a que pertence o desenho a ser selecionado (a pasta e sistema atual já entram selecionados). Na lista intermediária aparecem todos os desenhos da pasta atual e que pertencem à aplicação escolhida.

Você seleciona desenhos da pasta atual e clica no botão "Adicionar" ou dá um duplo-clique sobre o desenho selecionado. Ainda é possível selecionar vários desenhos de uma vez segurando o botão esquerdo do mouse enquanto faz a seleção.

No TQS Vigas e TQS Pilar os botões "Projeto" e "Subprojeto" permitem selecionar todos os desenhos de um projeto ou subprojeto de uma só vez.

Plotagem em Plotter

A plotagem em plotter através do Gerenciador pressupõe que as plantas já foram previamente geradas.

  • 1. No "Gerenciador TQS", selecione a pasta onde estão as plantas a serem plotadas
  • 2. Selecione a aba "Plotagem"
  • 3. Clique no botão "Plotagem" e escolha a opção "Em plotter".
  • 4. Na janela de seleção de desenhos selecione uma ou mais planta que deseja plotar
  • 5 .Clique no botão "Adicionar" e clique no botão "OK"

Plotagem em Arquivos

O projeto estrutural é um dos vários que constituem o projeto de um edifício. Hoje é necessária a troca de informações entre projetistas para compatibilização de projeto.

Os Sistemas TQS® tem o comando de plotagem em desenho, com o qual uma planta é convertida em um único arquivo de desenho contendo todas as informações da planta.

Este desenho da planta, que tem nome originado em função da configuração dos "Critérios de edição de plantas", poderá ser adaptado mais tarde e convertido para um formato de transporte (*.DXF).

  • 1. No "Gerenciador TQS", selecione a pasta onde estão as plantas a serem plotadas
  • 2. Selecione a aba "Plotagem"
  • 3. Clique no botão "Plotagem" e escolha a opção "Em Desenho".
  • 4. Na janela de seleção de desenhos selecione uma ou mais planta que deseja plotar
  • 5 .Clique no botão "Adicionar" e clique no botão "OK"

Existem restrições no desenho gerado. Como certas informações são interpretadas exclusivamente na plotagem, o desenho não é idêntico à plotagem. O desenho é gerado da seguinte maneira:

  • As hachuras de sombreamento são convertidas em sólidos;
  • Os elementos recebem o mesmo nível do número da pena;
  • Linhas tracejadas, arcos e círculos são mantidos sem discretização;
  • O texto continua como texto e as fontes são ignoradas.

A plotagem em desenho pode ir facilmente para o plotter ou impressora, uma vez que a informação de uso de penas está codificada nos níveis de desenho.

Plotagem no Formato DXF

Seguindo a mesma linha de raciocínio do comando "Em desenho", o comando "Plotar em DXF" cria o arquivo de cada uma das plantas selecionadas em formato DXF, suprimindo a necessidade da execução de mais um comando, quando a intenção for exportar o arquivo.

Plotagem no Formato PDF

Por fim, é possível fazer a plotagem das plantas diretamente em arquivo PDF. A utilização de arquivos PDF (Portable Document Format) tem-se tornado um padrão na distribuição de documentos gerados em computador. Além de serem compatíveis em praticamente todas as plataformas, os arquivos PDF preservam informações como fontes, cores, estilos e espessuras, mantendo exatamente a mesma aparência qualquer que seja o aplicativo utilizado para visualizá-los ou imprimi-los.

Gerenciador de Plotagem

Caso o usuário deseje fazer a impressão de diversos arquivos *.CPL ou arquivos *.PLT através de um dispositivo (impressora/plotter) conectado a seu computador, existe uma ferramenta específica dentro dos Sistemas TQS® para o controle e envio dos dados para a impressora/plotter.

  • 1. No "gerenciador TQS", selecione a aba "Plotagem"
  • 2. Clique no botão "Gerenciador de plotagem".

O "Gerenciador de plotagem" permite a seleção de diversos arquivos ao mesmo tempo, economizando tempo no momento da plotagem dos arquivos.

Ao clicar no botão "Adicionar", será aberta uma janela de seleção de arquivos, através da qual é possível fazer a seleção dos arquivos a serem impressos:

Após a seleção de arquivos para a plotagem, é apresentada a listagem de todos os arquivos que serão impressos.

Consulte também