Configuração de Dispositivo

Configuração de Impressoras

A impressora atual definida na configuração padrão no Sistemas TQS® pode não coincidir obrigatoriamente com a impressora atual definida no Windows®.

Tanto a impressora quanto o plotter são configurados de forma idêntica.

  • 1. No "Gerenciador TQS" selecione a aba "Plotagem"
  • 2. Clique no botão – "Configuração" e escolha a opção "Configuração de impressoras"

O botão "Configurar" abre a janela de diálogo padrão do Windows® para configuração de periféricos.

Nesta janela, o nome da impressora atual deve ser definido dentre os de uma lista, que é a das impressoras instaladas no seu micro.

O botão "Selecionar" permite trocar a tabela de penas atual por outra, ou o botão "Editar" permite alterar as penas da tabela atual.

Configuração de Plotters

A configuração do plotter atual nos Sistemas TQS® não coincide obrigatoriamente com a impressora atual definida no Windows®.

Tanto a impressora quanto o plotter são configurados de forma idêntica.

  • 1. No "Gerenciador TQS" selecione a aba "Plotagem"
  • 2. Clique no botão – "Configuração" e escolha a opção "Configuração de plotters"

Será solicitada a escolha entre plotar utilizando um driver de plotagem Windows® ou plotar utilizando o driver de plotagem HPGL2. Caso a sua escolha seja a primeira opção, toda a configuração será como a "Configuração de impressoras", uma vez que sistema operacional Windows® não faz distinção entre estes dois periféricos.

Plotagem TQS-HPGL2

Como complemento de plotagem, será possível definir a plotagem em linguagem HPGL através do driver desenvolvido pela TQS.

Este driver não tem a capacidade de fazer a visualização prévia de plotagem e nem a plotagem a partir dos editores gráficos. Então você deve configurar o plotter nos Sistemas TQS® antes de selecionar a plotagem TQS-HPGL2.

A única diferença que você vai encontrar é na configuração do plotter. Os demais procedimentos para geração de plantas e plotagem devem ser os mesmos.

Para realizar a definição da plotagem TQS-HPGL2.

  • 1. No "Gerenciador TQS" selecione a aba "Plotagem"
  • 2. Clique no botão – "Configuração" e escolha a opção "Configuração de plotters"
  • 3. Escolha o controlador de plotagem "Usar o drive de plotagem TQS-HPGL2"

É importante salientar que esta plotagem não é baseada nos dispositivos e controladores do Windows®. Este é um driver exclusivo para gerar arquivos *.PLT.

Recursos como plotagem com fonte Windows® e plotagem de imagens não estão disponíveis com a configuração do driver de plotagem TQS-HPGL2.

Critérios de Impressão por Aplicação

São critérios que se aplicam a todos os desenhos de um sistema de uma mesma maneira.

  • (1) No "Gerenciador TQS", selecione a aba "Plotagem"
  • (2) Clique no botão critérios "Impressão por Aplicação "

Atualmente, os critérios desta categoria são usados exclusivamente para controlar a distribuição de desenhos em impressora. Os desenhos gerados por um sistema podem ser separados em páginas diferentes ou impressos um após o outro, separados por certa distância. Os desenhos podem ser girados também a ±90°.

Os desenhos do TQS Pilar, por exemplo, por serem em média mais altos que largos, são sempre girados a 90° na impressora. Os desenhos do TQS Formas são sempre separados em páginas diferentes.

Você pode alterar o critério de um sistema por vez. Selecione o sistema na caixa de "Aplicação", defina os critérios e clique no "OK".