Plotagem e Impressão

O sistema de plotagem no TQS® é controlado pelo Editor de plantas. Os desenhos no plotter e na impressora recebem espessura de pena, cores, estilos de linhas, hachuras e fontes de texto que dependem de uma série de arquivos de controle.

Estes tópicos são discutidos no manual de Edição de Plantas e Plotagem. Vamos mostrar apenas os princípios de plotagem dentro do EAG.

Comandos de Plotagem

Os comandos relacionados à plotagem dentro do EAG estão no menu "Arquivo":

No "Modo de visualização de plotagem", o desenho é mostrado na tela como na plotagem: com fundo branco, penas, pesos estilos, hachuras e fontes da tabela de plotagem.

O "Visualizar a impressão" atua como o item anterior, mas mostrando o desenho na proporção do papel, considerando o fator de escala.

"Configurar impressora" permite escolher a impressora atual e definir alguns critérios de plotagem.

"Imprimir" faz a impressão efetiva.

O comando "Usar o plotter em vez da impressora" torna atual o plotter. O TQS® define uma impressora e um plotter atual, sendo a impressora o padrão dos editores gráficos.

Modo de Visualização de Plotagem

Neste modo, o desenho é interpretado na tela como seria no plotter: em fundo branco (por definição o papel é sempre branco), com espessuras e estilos de linha conforme a escala, hachuras e fontes de texto.

d1ebd4623a00f163a16a3f415ca1cbfb.png

Você não pode editar um desenho enquanto estiver neste modo. Acione novamente o comando para voltar ao modo normal.

Uma pequena marca é feita no comando no menu para mostrar que o modo de visualização de plotagem está ativo.

Visualizar a Impressão

A visualização de impressão é uma janela especial, onde além do desenho ser interpretado com sua tabela de plotagem, ele é representado dentro do papel onde será plotado.

Antes de iniciar a visualização de plotagem, o Editor apresenta uma tela para a escolha de escala, posicionamento e rotação do desenho no papel.

Durante a escolha destes parâmetros, são mostrados dinamicamente o espaço ocupado pelo desenho, quantas páginas serão usadas e em quantas faixas diferentes de papel.

ccd4189a02f8480bb7b9529abfd6a274.png

Escolhido o tamanho e posicionamento do desenho, a próxima tela representa o desenho em páginas, que podem ser mostradas uma ou duas por vez:

1ca931f86f06dcfc9dd8212164e8e5ec.png

Nesta tela você pode passar de uma página para outra e fazer zoom em partes do desenho, mas não pode editar o desenho. Os comandos padrão de visualização do Editor gráfico também não têm efeito durante a visualização prévia.

Acionando a Plotagem

Use o botão "Imprimir" dentro da janela de visualização prévia ou diretamente a partir do menu "Arquivo" do Editor. Como antes, será apresentada uma janela onde você poderá escolher a escala e posicionamento do desenho. Lembre-se de que o dispositivo padrão no Editor é a impressora, a menos que você mande o Editor usar o plotter.