Compatibilidades

O EAG pode ler e gravar arquivos de desenhos de outros sistemas CAD. Este é um recurso importante para que o projetista possa se comunicar com outras áreas de projeto. Veja no Manual de Edição de Plantas e Plotagem, os recursos de conversão de desenhos disponíveis no menu "Plotagem" "Utilidades de desenho", disponível em todos os sistemas TQS®.

O padrão de transferência de arquivos de desenho é via arquivo DXF ASCII. Os utilitários de conversão de arquivos DXF fazem parte do TQS®. O formato DXF, definido pela Autodesk® é um padrão de fato para os aplicativos CAD do mercado.

Uma vez que o EAG trabalha com um subconjunto de elementos do AutoCad®, desenhos do EAG sempre podem ser transportados, via DXF, para o AutoCad®. Quando os desenhos são transportados para o EAG, parte dos elementos de desenho não são transportados.

Níveis de Desenho

Layers do AutoCad® são níveis no EAG. Os layers numéricos recebem um nível de mesmo número. Layers com nome alfanumérico são convertidos para os níveis alfanuméricos.

O EAG lê as cores associadas a cada layer. Os estilos de linha são lidos e ajustados para o padrão TQS. Os estilos de texto são ignorados (estilos de linha são fixos no EAG, e os estilos de texto não existem). Cores quando ligadas a elemento (e não a layer) são mantidas.

Os níveis ligados e desligados do EAG correspondem aos níveis congelados e descongelados do AutoCad®.

Elementos Gráficos

Apresentaremos os elementos gráficos tratados pelo EAG e os correspondentes do AutoCad®.

Linhas

Linhas são 100% compatíveis

Linhas com espessura

Linhas com espessura são armazenadas como elementos de TRACE do AutoCad®. O EAG representa estas linhas sem preenchimento interno. Se definidas dentro do EAG, recebem espessura fixa de 0.1 unidades.

Linhas múltiplas

São as POLYLINEs do AutoCad®. No entanto não podem ter espessura e nem elementos de arco. As linhas múltiplas do EAG são sempre abertas (POLYLINEs fechadas não são reconhecidas).

Curvas

O elemento de curva do EAG não é compatível com o AutoCad®. No transporte via DXF, as curvas são convertidas em polylines.

Textos

Textos no EAG são sempre alinhados a esquerda, com fonte de texto único.

Arcos e círculos

São 100% compatíveis

Blocos de desenho

O EAG limita o aninhamento de bloco dentro de bloco em 4 ocorrências.

Condições de Transferência

Como já foi dito anteriormente, o padrão de transferência de desenhos é o DXF. Outros elementos do AutoCad® não descritos aqui não são reconhecidos pelo EAG, e casos lidos, não serão abertos.

Para utilizar desenhos em formato DWG do AutoCad® é necessário que antes seja feita a conversão para o formato DWG-TQS. Isto é feito através do menu "Plotagem" - "Utilidades de Desenho" - "Converter..." do Gerenciador do TQS®.

Eliminação de blocos não usados

Quando o arquivo DXF vem com layers desligados, os elementos normais dentro destes layers não são transportados, mas as definições de blocos são. Estas definições incluem os chamados blocos sem nome, entre eles as hachuras e podem ocupar muito espaço. Para remover os blocos não usados do desenho, use o comando "Eliminar blocos / níveis não usados" localizado no menu do gerenciador: "Plotagem" "Utilidades de desenho".