Processamento

Após a edição e definição dos critérios de projeto, dos perfis de sondagem, da associação de camadas e geometria completa dos elementos de fundação escolhidos, é possível processar o modelo estrutural em análise.


A seqüência de processamento feita pelo sistema é a seguinte:


- cálculo dos CRV e CRH;

- criação dos desenhos (sondagens, plantas e vistas);

- geração dos pórticos espaciais;

- geração de relatórios e resultados.


Todo o processamento é feito a partir do menu “Processar” – “Modelo conjunto fundação e estrutura”. É então aberta uma janela para escolha das etapas de processamento que serão executadas, ficando a critério do engenheiro decidir o que deverá ser processado.


2810e8c4aacc8f62791b7da4443385cd.png


27a34d7ed3d0ffbe16dfb6a25dcd4e8d.png


(1) selecione os itens a serem processados;

(2) clique para selecionar todos os itens;

(3) clique para desmarcar todos os itens;

(4) clique para iniciar o processamento.


Quando processamos todos itens, o programa consome um certo tempo no processamento, se selecionamos apenas dos itens, o tempo despendido pelo programa será menor. Por exemplo, se apenas processamos o “Cálculo dos CRVs e CRHs” o tempo gasto nesta etapa certamente é menor do que quando processamos todos os itens.


Para modelos de pequeno porte, se processamos todos os itens ou selecionamos apenas algum item, a diferença de tempo gasto no processamento é muito pequena. Já para modelos de grande porte, em que precisamos repetir os processamentos devido a alterações realizadas, é interessante analisar os dados que de fato irão sofrer alterações e processar novamente apenas o necessário, este procedimento pode aumentar a produtividade.


O processamento é feito de forma automática pelo sistema. Junto com a execução dos diversos programas que fazem parte do sistema são gerados relatórios e um arquivo de avisos e erros, que servem para auxiliar a verificação pelo engenheiro geotécnico. Esse arquivo de avisos e erros é muito importante, pois através dele temos diretrizes para entender o que pode estar ocorrendo de anomalia no projeto, e se for o caso corrigi-lo, alterando o modelo ou até trocando o tipo de fundação se necessário.