Operações Básicas

Atualmente, o sistema TQS-Madeira não é mais comercializado.

Estando de posse do Modelo Estrutural do projeto, o primeiro passo é conferir e/ou habilitar este modelo para utilização do TQS-Madeira. Com o Modelo pré-escolhido, no painel esquerdo do Gerenciador TQS (1), basta acionar o comando “Editar Edifício” (2), na Barra de Ferramentas do gerenciador TQS:

0233dc899dee7bdb044a9a9bbde40fa1.png


Na tela para Edição dos Dados do Edifício, já na primeira aba, deve-se habilitar a opção “Projeto de formas de madeira”:

5d8ce8f105b5ea33c7c0dc38ce3a1fd7.png

Uma vez habilitada, basta pressionar “OK”. Observa-se que, nas pastas de cada Planta deste Edifício haverá uma pasta exclusiva, com o sugestivo nome “Madeira”:

O acesso a aba e aos comandos específicos do TQS-Madeira pode ser feito através do acionamento do sistema (pela Aba “Sistemas”) ou simplesmente acionando a pasta específica, de cada planta do Edifício:

c1c8c2729dee58665872321b29084aeb.png


Automaticamente, o Gerenciador habilita toda a aba com os comandos específicos do TQS-Madeira, organizados pelas seções “Editar”, “Processar” e “Visualizar”:

52c353c51c29c98e0a9e992db492fd7f.png




Navegando através das seções e menus

As opções que se apresentam, nas seções organizadas do sistema demonstram objetivamente a ordem e a sequência comuns para elaboração de um típico projeto de formas de madeira de um edifício.

Já na seção “Editar”, na primeira opção, “Critérios”, podemos conferir e/ou alterar os critérios e os parâmetros diversos que o sistema considera durante o processo:



Parâmetros atuais

O gerenciador mantém parâmetros atuais, que são usados como default na entrada de dados. Os principais são:


  • Número do projeto atual;
  • Arquivo de dados atual;
  • Pasta atual.
  • Edifício e pavimento atual

Estes parâmetros são mostrados na área de status, embaixo na tela. Os parâmetros atuais são mantidos e reutilizados a cada nova execução dos sistemas TQS.


Para edifícios dentro do esquema de Definição Integrada de Edifícios (veja capítulo manual "Formas - Manual de operação"), serão mostrados o edifício e o pavimento atual. Dentro deste esquema, você pode passar rapidamente de um pavimento para outro e de um edifício para outro.