Editor de Armação

O detalhamento das armações construtivas ou das armações com função estrutural, nos desenhos de alvenaria em elevação, deverá ser realizado com a utilização de uma ferramenta especifica que é o Editor Gráfico de Armação.

A seguir, apresentaremos todas as funções e comandos do Editor Gráfico de Armação, porém não estaremos mostrando aplicações práticas de detalhamento de armaduras nas paredes em elevação.

Acionando o Editor Gráfico de Armação

Com o TQS Alvest acionado no gerenciador dos Sistemas TQS, execute a sequência de comandos "Editar" - "Editor de armação", então o Editor Gráfico de Armação será acionado.

Conforme a ilustração acima, o Editor Gráfico de Armação será acionado. Então, você deverá selecionar o desenho de Alvenaria em Elevação ou em planta que deseja editar.

Veja a seguir a tela do editor gráfico de Armação:

a6769ca4965fd1ffca085ab5de531e1e.png

Por convenção, todas as funções do editor estão disponíveis através das abas de acessos aos botões “Ribbon”.

A aba "Geral" controla os parâmetros relativos às posições de ferros, inclusive com comandos para extrair tabelas de ferros e lista de ferros desenhada;

A aba "Ferros" tem parâmetros e funções que controlam a geração, tipo e edição de ferros e parâmetros para a colocação e distribuição de ferros em corte.

A aba "Acabamento e cotagem relativa" contém as funções e parâmetros para a identificação de posições.