Editores Gráficos

TQS possui um núcleo gráfico próprio com capacidade para manipular e visualizar desenhos vetoriais 2D. Baseados neste núcleo, existem programas que servem de base para as mais variadas aplicações gráficas presentes no TQS. Esses programas são denominados Editores Gráficos.

Editor Gráfico Básico

ebf0329e675a90ec06faab11b1be99e6.pngO editor gráfico mais simples do TQS, chamado Editor Gráfico Básico, é similar aos tradicionais softwares CAD e permite a criação e edição de desenhos compostos por linhas, arcos, textos etc.

Qualquer desenho originado no TQS pode ser editado no Editor Gráfico Básico.

  • Para carregar o Editor Gráfico Básico: Janela “Gerenciador”, Aba “Ferramentas”, Grupo “Utilidades”, Botão “Editor Gráfico”.

DWG ACAD

a897de66c920e2c74947cfa5705feb44.pngOs arquivos manipulados pelo Editor Gráfico Básico têm extensão DWG. Embora possuam a mesma nomenclatura, os arquivos do AutoCAD® não são compatíveis no TQS. Por isso, quando um desenho é originado do AutoCAD® ou outro programa similar, é necessário convertê-lo antes.
  • Para converter um arquivo DWG ACAD em DWG TQS: Janela “Gerenciador”, Aba “Interfaces BIM”, Grupo “Desenho/Plotagem”, Botão “DWG ACAD para DWG TQS”.

Editores Gráficos Específicos

Além do Editor Gráfico Básico, estão presentes no TQS diversos outros editores com finalidades específicas. Há editores gráficos para o lançamento da estrutura, para visualização de resultados, para edição de armaduras etc. Esses editores são carregados por comandos do Gerenciador e serão apresentados ao longo deste manual.

Comandos

Embora cada um dos editores gráficos presentes no TQS possua comandos próprios, existem muitos que são comuns a todos editores, tais como: comandos para zoom, para modificação (mover, copiar, espelhar etc.), para seleção de elementos etc.

Teclado

aa91b10f179275bb83e86134ce43714b.pngA execução dos comandos dos editores gráficos é realizada pelos botões do menu ribbon. Uma alternativa eficiente para realizar essa tarefa é por meio do teclado, seja por abreviações (similar ao AutoCAD®), por teclas de atalho ou por busca.