Ferros padrão

A definição de comprimentos com o parâmetro “comprimento”=Ferro padrão no menu de “comprimento / formato” permite a colocação de ferros padronizados fora de escala no desenho. Estes ferros são definidos na biblioteca de ferros padronizados.


Na biblioteca de ferros, cada tipo de ferro é um desenho com um ferro de formato qualquer fora de escala, e que pode ser inserido dentro de um desenho de armação. Com a biblioteca de ferros padronizados você pode:

  • Criar ferros quaisquer fora de escala em desenhos complexos;
  • Transferir ferros quaisquer para o TQS G-Bar;
  • Gerar a lista de ferros desenhada.

A biblioteca de ferros padronizados hoje é compatível com a do TQS G-Bar. Desenhos gerados no CAD/AGC podem ser transferidos para o TQS G-Bar, e os formatos dos ferros serão corretamente (na maior parte) desenhados.


Projetista e construtor podem trabalhar com uma lista de ferros padronizados definida de comum acordo.


Cada ferro da tabela pode ser alterado, novos ferros podem ser acrescentados, e novas bibliotecas podem ser criadas. Junto com o CAD/AGC é distribuída uma tabela com mais de 100 tipos de ferros.


Os ferros genéricos que não estão na tabela de ferros padronizados também têm os seus formatos transferidos para o TQS G-BAR, vetorialmente e com escala reduzida apropriadamente.


Ferros da biblioteca

Nas duas páginas seguintes estão os ferros padronizados distribuídos junto com o CAD/AGC. Estes ferros seguem o padrão do TQS G-Bar.


Cada ferro da biblioteca é definido por um arquivo de desenho independente, com o nome Tn, onde "n" é o número do formato do ferro; estes arquivos estão localizados no sub-diretório \DP\TIPOSF sob o diretório de critérios.


No desenho de cada ferro, o nome do arquivo aparece no canto esquerdo superior do retângulo envolvente.


e154f52bd63b402015d1f0ace75ca070.png



00587a6a6a5afd8a854c67017f3136e1.png


Definição de um ferro padronizado

Dentro do menu de ferros genéricos, o parâmetro de definição de comprimento do ferro tem a opção ”Ferro padrão”, para a colocação de ferros padronizados.


Cada ferro padronizado tem dobras rotuladas por A, B, C, etc. Quando o projetista insere um ferro padronizado, o CAD/AGC pede pelo comprimento de cada dobra e o comprimento total, que pode não ser igual a soma das dobras (rótulos podem ser usados para indicação de raio de curvatura em certos casos).


Inserção no desenho

O ferro padronizado é inserido no desenho como um bloco, no modo de arrasto e com valores de dobras preenchidos no momento da inserção. Acompanhe a definição de um ferro tipo 13 (veja figuras anteriores), distribuído no sentido horizontal do desenho de uma laje:


cfa0dc396174a2031a8f241ffc0e91d9.png


Nesta figura, a posição 5 foi identificada externamente antes da inserção do ferro. O ferro padronizado é sempre inserido fora de escala. Foram acionados os comandos:


menu “Ferros” “Comprimento / Formato”

Comando: “Comprimento”=Ferro padrão

menu “Ferros” “Posição, bitola, espaçamento”

Comando: “Quantid”=Faixa p/

Comando: “Ferros” “Inserir ferro”

Ponto no inicio da faixa: <E> no PT1

Ponto no fim da faixa: <E> no PT2

Nome do arquivo do ferro: T13 <ENTER>

PT 1: <B1> no PT3

Entre com a dobra A [0=VAR]: 15 <ENTER>

Entre com a dobra B [0=VAR]: 15 <ENTER>

Entre com a dobra C [0=VAR]: 300 <ENTER>

Comprimento total [360]: <ENTER>

Angulo do texto [0]: <B3>

Identifique posicao do texto : <B1> no PT4


Rotação do ferro

O ideal é representar o ferro padronizado na mesma direção em que será efetivamente colocado. Isto pode ser feito através do recurso de rotação dinâmica do EAG, usando as teclas de função. O ferro deve ser girado no momento em que aparece na tela no modo de arrasto.


Em vez da definição visual de rotação, você pode também apertar a tecla <G>, para a entrada de um ângulo exato de rotação da figura do ferro.


Método de inserção

O termo inserção usado aqui para os ferros padronizados deve-se ao fato de que estes ferros são efetivamente inseridos no desenho como blocos, que são explodidos e alterados para a convenção de armaduras. Por isto, para cada ferro padronizado diferente inserido no desenho, será gerado um bloco com o nome do arquivo de desenho de definição do ferro.


O bloco é inserido através do método 5, ou seja, escala igual a do desenho. Isto significa que o desenho do ferro ocupa sempre o mesmo tamanho no papel, qualquer que seja a escala de desenho usada. Na biblioteca padrão distribuída, cada ferro é contido em um retângulo de 4 por .


Ferros padronizados de comprimento variável

Assim como nos demais ferros do CAD/AGC, os ferros padronizados podem ter um dos trechos variáveis.


Para definir um ferro padronizado variável:


Escolha um método de definição de variação de comprimento, através do parâmetro “Ferros” “Comprimento / Formato” “Ferro variável”;


O trecho de comprimento variável deve receber comprimento zero.

    O CAD/AGC substitui as dobras de comprimento zero pela palavra VAR, e soma o comprimento das demais dobras ao comprimento do trecho variável, para obter o comprimento variável total.


    Tratamento de raios de dobra e ganchos

    O processo padrão de aplicação de raios de dobra e ganchos vale também para os ferros padronizados.


    Padrões do CAD/AGC

    Embora a biblioteca de ferros seja reprogramável, alguns tipos de ferro hoje são reservados ao CAD/AGC e devem ser mantidos em novas bibliotecas. Estes tipos são:


    TipoFerro
    1Reto
    3Com uma dobra ortogonal
    4Com duas dobras ortogonais
    5Com dobra de sustentação de negativo
    8Estribo
    9Estribo aberto
    10Grampo
    11Estribo fechado
    16Uma dobra ortogonal dupla
    17Duas dobras ortogonais duplas
    45Uma dobra simples e uma dupla
    60Duas dobras duplas
    85Ferro em arco
    120Estribo alongado simétrico
    121Estribo alongado assimétrico
    99Ferro não padronizado

    Os tipos gerados pelo CAD/AGC poderão ser parametrizados em versão futura. Estes tipos são compatíveis também com o TQS G-Bar.