Pré-moldados

O projeto de pré-moldados difere significativamente do projeto de moldados in-loco (estruturas estas para as quais o TQS® foi desenvolvido inicialmente), na medida em que elementos pré-moldados precisam ser dimensionados considerando o processo de fabricação, transporte, montagem e as diferentes solicitações durante as etapas construtivas. As peças devem ser concebidas visando não apenas economia de materiais, mas também facilidade e rapidez no processo de fabricação e montagem

Da mesma maneira que nos projetos de estruturas moldadas in-loco, é necessário garantir a rigidez e estabilidade da edificação, adequação aos estados limites da norma, e segurança contra a possibilidade de colapso progressivo.

Este manual descreve o funcionamento do sistema TQS PREO® para Projeto de Estruturas Pré-Moldadas, um novo sub-sistema do TQS® que visa a análise, dimensionamento e detalhamento de estruturas pré-moldadas e pré-fabricadas.

Serão abordados itens como a montagem de um modelo de análise, obtenção de esforços e verificação da estabilidade da estrutura. O detalhamento dos elementos estruturais também será abordado, indicando seus principais critérios e funcionalidades.

Clientes Que Não Conhecem o TQS®

Se você nunca trabalhou com o TQS®, é aconselhável que, antes de dar prosseguimento a este manual, leia o material e execute os exemplos fornecidos juntamente com o sistema.

O TQS PREO® é um sub-sistema do TQS® e o conhecimento deste último é fundamental para o trabalho com estruturas pré-moldadas.

Clientes Que Já Conhecem o TQS®

Se você já está familiarizado com o TQS®, este manual servirá como uma apresentação do sistema TQS PREO®, indicando os pontos onde o sistema difere para estruturas pré-moldadas e apresentando os novos conceitos associados a este tipo de estrutura.

Todo o seu conhecimento sobre o TQS® são essenciais para o completo entendimento deste manual.

Bibliografia

[1] Melo, Emrich. Manual Munte de Projetos em Pré-Fabricados de . 2a edição, revisada e ampliada. São : Pini, 2007.


[2] El Debs, Mounir Khalil. pré-moldado: fundamentos e aplicações. São Carlos: EESC-USP 2000.


[3] Projeto NBR 9062 - Projeto e Execução de Estruturas de Pré-moldado. São : ABNT, 2005.

Consulte também