Alvenaria Armada

Melhor definição dos materiais, na alvenaria armada


No dimensionamento da alvenaria armada, a partir da versão 23, com a norma 16868, a discretização dos elementos de alvenaria armada passou a ser feita da seguinte forma:

A região de influência do furo grauteado é discretizado com o material fpk* (prisma cheio).

O bloco não grauteado é discretizado na área bruta, com o material fpk (prisma oco).

Com todos os requisitos da norma sendo levados em consideração, como o encurtamento máximo da alvenaria igual a 0,3%, máximo alongamento do aço igual a 1%, etc.


fd07a368e80d150559447c9eabb053e2.png

Até então, havia uma sobreposição de materiais (bloco e graute) no bloco grauteado, com um ponderador para o material graute, para melhorar a aproximação. Porém era difícil parametrizar aquela discretização.


Flexão na direção da alma


Outra opção muito interessante criada na v23, na calculadora de verificação gráfica de alvenarias, é a possibilidade de verificar somente a flexão na direção da alma da seção, ou seja, sem considerar a flexão oblíqua. Isso possibilita uma mais fácil verificação na mão dos resultados da calculadora, verificando somente uma flexão reta. Para utilizar o novo recurso, basta marcar a opção “Flexão na direção da alma” na calculadora de verificação gráfica de alvenarias.