Relatório de Vigas

Os relatórios “Consistência e ordenação”, “Relatório Geral”, "Esforços e armaduras", etc. estão sendo opcionalmente, substituídos por um único memorial com um formato visual bastante atrativo.

De forma interativa, será possível navegar rapidamente até os cálculos detalhados realizados para cada vão de cada uma das vigas do prjeto.

Cada parte do relatório ou um conjunto deles poderá ser exportado para o Microsoft Word®, de tal forma a possibilitar a edição e impressão dos mesmos.

Esperamos que este novo conceito de relatório permita que os usuários avaliem e otimizem seus projetos de forma mais precisa e eficiente.

Funcionamento

Uma vez que as vigas já tenham sido processadas, acesse:

  • 1. No “Gerenciador”, selecione o pavimento que deseja analisar as vigas e selecione a aba “TQS Vigas”
  • 2. No grupo “Visualizar”, clique no botão “Relatório”

Para navegar no relatório:

  • 3. Selecione na coluna “Viga”, a viga que deseja analisar/verificar os resultados;

Uma vez selecionada a viga desejada, são apresentados os resultados de flexão nos vãos da viga e de cisalhamento nos vãos da viga, por faixa.

Para verificar os detalhes de flexão, selecione, na tabela “flexão”, o vão desejado. Para verificar os detalhes de cisalhamento (com ou sem torção), selecione na tabela “Cisalhamento” a faixa desejada, do vão desejado.

Neste nível já há os detalhes de cálculo da viga:

  • 4. Para retornar a qualquer nível anterior, selecione o item desejado na barra de títulos;
  • 5. Para exportar para o Microsoft Word®, clique no botão “exportar” na barra de títulos.

Novos diagramas de armadura necessária e efetiva.

No relatório de viga é possível analisar por diagramas a armadura necessária e efetiva de flexão e cisalhamento.

Seguindo o passo 3 do passo-a-passo acima, após escolher se deseja verificar os detalhes de flexão ou cisalhamento e definir qual vão deseja analisar, é possível verificar a armadura com o novo diagrama: Armadura existente x necessária.

Flexão composta normal

No relatório de viga é possível analisar os resultados da flexão composta normal no relatório, para isso é preciso que o edifício seja processado no modelo 6.

Seguindo o passo 3 do passo-a-passo acima é possível verificar a flexão composta normal no relatório da viga

Furos em vigas

No relatório de viga é possível analisar os resultados dos furos nas vigas no relatório, para isso o edifício pode ser processado no modelo 4.

Seguindo o passo 3 do passo-a-passo acima é possível verificar os furos nas vigas no relatório da viga

Dados de Ancoragem no Relatório de Vigas

Sempre foi fonte de dúvidas a metodologia que o sistema de Vigas emprega para calcular e detalhar a ancoragem das armaduras positivas e negativas. Para elucidar essa questão, o Relatório de Vigas contém informações detalhados sobre como os valores de armaduras que chegam nos apoios são calculados e o detalhamento completo da ancoragem destas barras.