Integração GerPrE

Para atender a crescente demanda por projetos estruturais sob o conceito BIM, a TQS Informática em parceria com a TQS Planear desenvolveu uma ferramenta WEB para integrar projetistas, construtoras, fornecedores de insumos, laboratórios de análises e canteiros de obras.

Em virtude do desenvolvimento deste programa, GERPRE, foram criadas as funções, a seguir, nos Sistemas TQS, para enviar estas informações do projeto estrutural para este sistema.

Se você for exportar o projeto estrutural para o Gerpre, recomendamos que você siga as orientações descritas na cartilha de recomendações do Gerpre que deverá ser fornecida pelo responsável pela execução da estrutura da edificação ou baixadas do site da TQS.

Ativação da transferência de dados para o Gerpre

Nos dados do edifício, na aba Gerenciamento, existirá o item "Gerenciamento e interface com o Gerpre ativados".

  • 1. No Gerenciador TQS, selecione a aba "Edifício"
  • 2. Clique no botão Edifícios "Editar"
  • 3. Na janela de edição de dados do edifício, selecione a aba "Gerenciamento"
  • 4. Ative a opção "Gerenciamento e interface com o Gerpre ativados"
  • 5. Clique no botão "OK"

Este critério indica aos Sistemas TQS® que qualquer emissão de planta realizada pelo CEP deve alimentar o software GERPRE.

Outras consistências

Nos dados do edifício, na aba Gerenciamento, existirá o item "Outras verificações". Se esta opção estiver selecionada, o TQS® fará consistências adicionais, permitindo que estas informações sobre armadura possam ser emitidas ao Gerpre.

GERPRE no CEP - Gerenciamento de emissão de Plantas

Após a ativação desta opção "Gerenciamento e interface com o Gerpre ativados" na edição dos dados do edifício, o comando de "Gerenciamento de emissão de Plantas" do CEP apresentará novos comandos disponíveis para configurar e emitir dados ao GERPRE.

Dados para Login

Através do comando "GerPre" - "Dados para Login" é acionada a janela de configurações para troca de dados com o GERPRE.

Nesta janela existe os seguintes campos:

  • a) Código do Edifício
  • Identificação primária fornecida pelas construtoras aos usuários dos Sistemas TQS identificando o projeto dentro do GERPRE;
  • b) E-mail do Usuário
  • E-mail do projetista cadastrado no GERPRE. O cadastramento do projetista deve ser solicitado a TQS através do site http://www.gerpre.com.br/;
  • c) Senha
  • Senha de acesso do projetista no site GERPRE.

Quantitativos

O comando "GerPre" - "Quantitativos" Apresenta uma tabela com os quantitativos e insumos, onde são ilustrados volumes de concreto, áreas de formas e peso de aço, por elemento estrutural, por pavimento e total geral.

Exportar estrutura

O comando "GerPre" - "Exportar estrutura" faz o 'upload' das informações de quantitativos dos Sistemas TQS® para o site GERPRE sem a necessidade de emissão de plantas. Observe que apenas o quantitativo é exportado.

Exportar Mod. 3D

O comando "GerPre" - "Exportar Mod. 3D" faz o upload dos arquivos *.E3D gerados anteriormente para o site.

Na geração do modelo 3D, existe opções particulares que devem ser atentadas pelo usuário:

  • Você pode modificar a geração do modelo 3D do edifício acrescentando e/ou retirando opções de "Armadura" e "Atributos".
  • Um dos itens da "Armadura" é a opção “Por pavimento” que quando selecionado, fará os Sistemas TQS® gerar arquivos *.E3D isolado por cada pavimento. Caso contrário será gerado somente um arquivo *.E3D na pasta "Espacial", porém sem armaduras.
  • O item "Atributo" - "Fck e taxas" permitem que o Gerpre forneça dados para o Gerpre Desktop para que o mesmo possa controlar o recebimento de concretos e faça verificações de discrepâncias entre o fck de projeto e o fck ensaiado.