Experiência em Estruturas

Eu aprendi, após uns dez anos de formado, um importante conceito que é muito bem aplicado a estas nossas discussões:

A experiência é uma virtude que possui o devido valor apenas depois de adquirida.

O jovem, e eu também já passei por isto, é atirado, inovador, arrojado, desbravador. Para ele, todo serviço é possível de ser realizado, a energia latente vai cobrir outras necessidades. Enfrentar desafios é uma característica constante do jovem. E isto é muito bom para a evolução do mundo.

Como adquirir experiência? Só temos os caminhos de muito trabalho, muito estudo, muita fé e muita humildade. Nesta nossa profissão, temos a grata satisfação de encontrar colegas experientes com uma tremenda vontade e desprendimento para ensinar aos mais jovens. Agora, quando eu recordo o início da minha carreira profissional eu vou vislumbrando todos os colegas que me ajudaram, muitas vezes sem nenhuma necessidade pois eles nem participavam do meu projeto. Somente após muitos anos é que eu consegui enxergar perfeitamente a enorme paciência que alguns colegas de trabalho já tiveram comigo.

Naquela oportunidade eu também não enxergava isto direito pois até para este reconhecimento me faltava a experiência.

Para se ter um exemplo concreto, basta ver aqui neste mesmo grupo quantas vezes um colega auxilia o outro sem nada em troca, na maioria dos casos sem nem conhecer o colega pessoalmente, só conhecendo o email do solicitante. Nós só lutamos para saber o nome da pessoa e a cidade.

Hoje em dia, como eu tenho muito contato com o professor Vasconcelos, que possui um vasto conhecimento sobre quase todos os assuntos, inclusive fora da engenharia, eu noto e fico admirado como que ele atende a todos quando é solicitado. É com muita paciência, dedicação, amizade e companheirismo. Sem medir esforços e sem cobrar nada.

Este processo não ocorre apenas com o eng. jovem. Em qualquer fase da nossa vida, somos inexperientes em determinados assuntos. Portanto, esta situação de depender do ensinamento, aconselhamento, estudo vai nos acompanhar pelo resto da nossa vida. Só não precisa do auxílio dos outros quem fica estagnado na profissão, o que não é o caso da maioria dos colegas.

Então como tudo na nossa vida, vamos primeiro tentar ajudar o outro e verificar como nós seremos ajudados, ou melhor, vamos ficar atentos a enxergar melhor as oportunidades, as pessoas notáveis que nos rodeiam, as ajudas desinteressadas que já tivemos.

Fora isto, repito, muito trabalho, muito estudo, muita fé e muita humildade. É o caminho mais fácil para se adquirir a experiência tão desejada.

Eng. Nelson Covas

TQS Informática Ltda. São Paulo - SP