Interação: Fundações em Estaca e Solo (2/3)

Prezados Colegas da Comunidade

Seguindo o assunto da Interação entre estrutura, fundação e solo, vamos apresentar agora uma outra possível solução, tendo sempre como meta a estabilidade da estrutura, a adequação e uma melhor correspondência entre o modelo analisado e a estrutura real.

Solução 2 - Blocos sobre 3 (três) estacas, SEM vigas-baldrame entre os blocos:

Para esta condição também, os momentos fletores, oriundos da superestrutura (de acordo com as ações consideradas no projeto), precisam ser absorvidos pela fundação – as estacas. Porém, neste caso específico, os efeitos das flexões podem ser “transformados” em binários (forças de reação, nas estacas, que se contrapõem a cada esforço de flexão, transmitido ao bloco de fundação), em ambas as direções.

Verificou-se a dimensão mínima destas estacas Ø = 30 cm, de forma a atender as exigências de cargas e tensões admissíveis.

O espaçamento entre as estacas é de 90 cm, para anular possíveis esforços resultantes de tração, em qualquer estaca.

06bb6fb79a2bf048a412854616ce2b8a.png75cf6618178e0f52f6e1179799198cc4.png

2.1) Caso: Coeficientes de mola sem majoração

Como descrito anteriormente, para que o modelo considerasse que os esforços de flexão fossem, a priori, “convertidos” apenas em binários nas estacas, definimos neste modelo articulações no topo (interface entre a estaca e o bloco de fundação) de cada estaca.

Observe porém que, de acordo com os diagramas a seguir, ainda apareceram momentos fletores nos pontos intermediários das estacas discretizadas, decorrentes da aplicação da força horizontal do pórtico na base do pilar e da ação/reação entre as estacas e o solo.

De acordo com critérios pré-definidos, pelo sistema SISEs, as verificações de capacidade de carga, tensões admissíveis e ocorrência de tração, por estaca, são automaticamente efetuadas pelo sistema e incluídas nas mensagens de avisos e erros.

O diagrama de momentos fletores para toda a estrutura (super e infra) é apresentado abaixo. Unidades: tf*m.

20d7bbe02996b28167ade8265ce74485.png

Algumas verificações simples sobre a estabilidade do modelo integrado (com a interação Solo- Estrutura):

  • Coeficientes Gama Z (?z): 1.059
  • Deslocamentos Horizontais: 0.46 cm (H/2592), entre pavimentos: 0.12 cm (Hi/2493.)

O comportamento da estrutura melhorou significativamente com o “engastamento” na base dos pilares se comparado com a solução anterior de uma estaca por pilar.

Como se pode notar pelo diagrama acima, as estacam ainda estão submetidas a esforços de flexão. O valor máximo do momento fletor foi de 62.8 tf*cm a 2 m de profundidade. Na seção transversal da estaca a esta profundidade, temos ainda tensões de tração na borda da estaca. A estaca também necessita ser armada até uma determinada profundidade. O As calculado para a estaca é de: 2.83 cm² [4 Ø 10 mm].

2.2) Caso: Coeficientes de mola majorados em 10X

O diagrama de momentos fletores para toda a estrutura (super e infra) é apresentado abaixo. Unidades: tf*m.

6edb3075c54d8990aef1209e35fae261.png

Como se pode notar pelo diagrama acima, as estacam ainda estão submetidas a esforços de flexão. O valor máximo do momento fletor foi de 30.2 tf*cm a 1 m de profundidade. Na seção transversal da estaca a esta profundidade, temos ainda tensões de tração na borda da estaca. A estaca também necessita ser armada até uma determinada profundidade.

2.3) Caso: Coeficientes de mola infinitos

Para simular o que é feito na prática de projeto neste caso e poder comparar com os resultados obtidos no sistema, vamos aumentar os vínculos elásticos / coeficientes de mola para um valor muito alto (infinito).

O diagrama de momentos fletores que obtivemos é o abaixo.

dc1ca4dac4d1a6c8a5f9c4fb9cf22d46.png

Podemos observar que os momentos fletores nas estacas desapareceram. A força horizontal que aparece na base do pilar da estrutura é absorvida no topo da estaca na sua totalidade. A estaca agora não necessita mais de armação pois ela não apresenta nenhum ponto de tração ao longo da sua extensão.

6357458cfaf5fe55d01b2f3b2cff6695.png

Detalhe de desenho, gerado pelo SISEs, com os resultados (esforços e deslocamentos) principais em uma estaca.

Este é o procedimento adotado por muitos engenheiros quando a força horizontal no pé do pilar é desprezada. Será esta a condição real de comportamento da estrutura? Será que os diagramas apresentados nos itens 2.1 e 2.1 não são mais verdadeiros? É uma questão a ser analisada.

Saudações

Nilson Oliveira Silva

TQS - SP