Calculadora de Tração em Paredes

A verificação das armaduras no combate aos esforços de tração nas paredes estruturais passou a ser realizada automaticamente no Alvest a partir da V17, tanto para edifícios com blocos de concreto quanto para edifícios com blocos cerâmicos. Nesta versão também foi implementada a nova ferramenta de verificação gráfica de alvenarias.

O Alvest realiza, no processamento global, verificações de alvenaria não armada e alvenaria armada. Para visualizar graficamente as tensões resistentes necessárias para que as subestruturas sejam dimensionadas como alvenaria não armada, acesse os comandos: “Visualizar” – “Desenho de Verificação” – “Envoltória/fp”.

cdf42e987e1f4cdb63ae1529a1924bf7.png

Veja, na figura acima, os resultados com sinal negativo indicando os trechos das subestruturas que estão com o nível de tração excedido.

Neste caso, as subestruturas são verificadas, também, como alvenaria armada, considerando a armadura atual posicionada nos elementos. Caso esta armadura seja insuficiente para resistir aos esforços, o detalhamento da parede que pertence ao trecho mencionado recebe uma tarja identificando que ela precisa ser reavaliada. Para visualizar o desenho de elevação das paredes acione o comando “Visualizar” – “Desenho de Verificação” – “Elevações de Paredes”.

6097db3562092371835d68abcfebe2e7.png

Para definir um posicionamento de armaduras que resista às solicitações de tração, pode-se usar a calculadora de paredes de alvenaria, que realiza verificações de seções submetidas a esforços de flexão composta oblíqua, disponível no Alvest.

Acionando os comandos: “Visualizar” – “Verificação Gráfica de Alvenaria”, a calculadora é exibida. Então, selecione o trecho da subestrutura a ser analisada e (1) selecione a direção, (2) botão combinações, (3) verificar todas as combinações, (4)„, (5) e (6) para selecionar uma das combinações da envoltória, (7) e (8) para processar a verificação.

8b86229ca5a539180f0abe708a22c650.png

Ao clicar no botão (3) “Verificar todas as combinações” nota-se a expressão “NÃO OK!” indicando as combinações que não passam.

Ao acionar os comandos (7) e (8)ˆ, é exibida a curva de interação abaixo (Nd, Mxd e Myd), que é outra ferramenta importante disponível nesta nova calculadora, e apresenta a envoltória de momentos fletores resistentes para a dada força normal.

95aaec06f40b9b9967f60238f906a104.png

Com os resultados obtidos, pode-se observar, no gráfico acima, que o caso de carregamento selecionado resulta num ponto no exterior da curva de interação, então, concluímos que o trecho de parede verificado “não passa”.

Para impor novos grautes e armaduras e obter um novo traçado da curva de interação, (1) selecione a guia “Grautes/Aços”, (2) clique com o mouse apontando para o furo a grautear, (3) “sim” para furo com graute, (4) para impor a armadura, (5) para definir a bitola do aço, (6) para grautear um outro furo, repetindo (3),„ (4) e (5)<br/>. Acione (7) para verificar cada um dos casos da envoltória de carregamento e (8), (9)‰, (10)Š e clique em verificar para obter o novo traçado da curva de interação.

c3c1be3c2923da69529d9b4fd2fa9fa2.png

A nova curva de momentos resistentes mostra que a solução apresentada abaixo é suficiente para resistir às solicitações.

59e9797abb6ed9047ded8f2f3159b9f9.png

É bom lembrar que quando há a adição de novos grautes, a inércia da seção da parede se modifica e um reprocessamento do edifício é necessário para a obtenção de novas solicitações e convergência da solução.

Cabe lembrar, também, que esta ferramenta verifica o equilíbrio da seção transversal, sendo necessária a verificação do engenheiro responsável quanto à colocação da armadura mínima necessária.

Destacamos que a verificação com o uso das calculadoras leva em conta a área bruta dos blocos, os eventuais grautes presentes nos furos e as armaduras posicionadas nos furos grauteados com suas respectivas resistências características e coeficientes de minoração, portanto, é uma verificação de alvenaria armada.

Outro caminho para selecionar um arranjo de armaduras que resista às solicitações é a visualização do desenho de sugestão de armaduras. Que apresenta, caso haja necessidade, seja para atender às solicitações ou à armadura mínima, armaduras adicionais a serem inseridas na entrada gráfica.

9122dbf4b92e7648d1db7c0745b6cbbb.png