Back-up - Nunca deixe para amanhã!

Prezados Colegas da Comunidade

Mais um final de semana e mais um cliente, aqui de São Paulo, sofreu a ação de bandidos. Todos os computadores do escritório foram levados. Dezenas de computadores foram furtados com os respectivos "hard-locks"...

Embora o escritório tenha seguro contra furto, o transtorno foi inevitavel. Rapidamente, a empresa conseguiu recuperar o parque de microcomputadores através da aquisição de equipamentos novos em um supermercado comum que fica aberto durante 24 horas. Gravamos novos hard-locks e a empresa voltou a operar hoje mesmo.

O importante no caso foi a empresa ter um "back-up" atualizado de quase todos os projetos em andamento. Eles estão utilizando o SCP (Sistema de Compartilhamento de Projetos), recurso disponibilizado na V13 dos sistemas TQS. Graças ao SCP, o back-up era sempre realizado a partir do "servidor" e os dados puderam ser quase que plenamente recuperados. As reduzidas informações não recuperadas não estavam no servidor (o sistema utilizado nestes casos é um tradicional editor gráfico internacional).

Em função do ocorrido gostaria de reforçar uma mensagem já enviada a esta Comunidade com algumas importantes recomendações:

a) Perda do disco rígido, lembrar que os discos rígidos possuem duração limitada;

b) Acidentes sempre ocorrem, em geral quando o volume de projetos é maior;

c) Furtos qualificados a escritórios de projeto estão acontecendo com maior frequência;

Recomendo, com muita ênfase:

1) Realizar "back-up" dos projetos diariamente, criar metodologia para que isto ocorra independente da disciplina de cada profissional;

2) Armazenar os dispositivos de "back-up" em locais diferentes do escritório. Alternativa pouco segura mas simples: sites de hospedagem;

3) Testar semanalmente se as informações contidas no "back-up" podem ser recuperadas com segurança. Este procedimento é normalmente desprezado e sempre provoca surpresas desagradaveis.

Saudações,

Nelson Covas

TQS - SP


Olá Nelson,

Obrigado pela lembrança, porém aqui não costumamos fazer, lógico nunca tivemos problema.

Qual a maneira mais fácil e segura? Em CD? No próprio computador em outras pastas?


Vamos dividir o equacionamento do backup em duas situações distintas:

a) Backup Individual

A melhor opção que eu encontrei foi a aquisição de um disco rígido externo, removível, ligado no micro por uma porta USB. Hoje em dia estes discos estão com uma capacidade de armazenamento razoavel e custo acessível. Faça uma cópia simples das pastas que precisam de cópia, periodicamente, por exemplo, dia sim, dia não. Leve o disco rígido para casa. Não deixe-o no mesmo ambiente do escritório. Faça também, semanalmente, um back-up em CD. Leve-o para casa toda semana. Em casa, periodicamente, ligue o mesmo disco rígido no seu micro pessoal e veja se as informações estão gravadas e íntegras. Teste também se o CD esta corretamente gravado.

Este procedimento exige uma disciplina pessoal. Todos acham que perdem tempo com backup. É melhor perder este tempo e ficar tranquilo do que perder uma enorme quantidade de dados de uma única vez. É como um seguro contra acidentes.

Guardar os dados de backup no próprio computador não é aconselhável (mesmo dos discos "espelhos").

b) Backup Empresarial

Transmita a responsabilidade do back-up a uma pessoa disciplinada e de total confianga. Concentre os dados de interesse na rede. Faça o back-up diariamente a partir da rede em dois discos rígidos como comentei acima. É interessante ter um micro conectado na rede apenas para backup interno (protege contra a falha no micro da rede). Faça um backup em CD semanalmente e leve o disco para casa (ou outro local diferente do ambiente do escritório, garagem do edifício, etc). Retire o disco removível do escritório todas as noites e traga-o pela manhã. Semanalmente, faça o teste para verificar se as informações estão gravadas e íntegras tanto no disco rígido removível como no CD.

Durante as férias do funcionário, verifique se o substituto está fazendo a tarefa de backup corretamente.

Periodicamente, faça uma auditoria para ver se o funcionário responsável não está sobrecarregado e negligenciando o backup. Providência simples: crie um formulario para controle e gerenciamento de backup. Peça a pessoa responsável para preencher o formulário para cada ação de backup. Verifique o formulario periodicamente. Ao ter que preencher o responsável pelo backup fica com mais obrigação de seguir os procedimentos a risca.

Obs: Sei que muitos outros colegas tem opiniões e sugestões melhores, mas vamos lembrar daquele velho ditado: "o ótimo é inimigo do bom". Se você não está fazendo backup nenhum, comece agora a fazê-lo, mesmo que de forma rudimentar. Alguns programas específicos de backup já fazem a cópia dos arquivos atualizando, por data, apenas os arquivos alterados. Existem muitas soluções profissionais ótimas e sofisticadas. O importante é começar a fazer o backup e não deixar para depois.

Saudações

Nelson Covas

TQS - SP