Plotagem

Os desenhos dentro do TQS-Madeira são gerados segundo diversas tabelas de cores de desenho, e plotados segundo diversas tabelas de plotagem. Mostraremos rapidamente como são plotados os desenhos e quais são os arquivos que devem ser modificados para adaptações nas cores de desenho e de plotagem.


Tanto a plotagem em impressora quanto em plotter são documentados em detalhe no manual "5 – Edição gráfica, gerenciamento e plotagem", o qual recomendamos a leitura.


Nomes e tabelas de plotagem

Todos os programas que geram desenho partem de um modelo vazio com cores pré-definidas. Este modelo compreende uma tabela de cores e uma de plotagem. Para alterar as cores dos desenhos gerados pelo TQS-Madeira, simplesmente altere as cores associadas aos níveis nos modelos correspondentes. As tabelas de cores de desenhos se encontram na pasta [TQSW]\Suporte\MADEIRA\.


A plotagem é feita através do chamado sistema de plotagem inteligente, que associa desenhos com tabelas de plotagem, onde se define troca de penas, espessuras de linhas, estilos e hachuramentos. As tabelas de plotagem estão na pasta [TQSW]\Suporte\NGE\TabPlt.


Resumidamente, estes são os desenhos gerados, e suas respectivas tabelas:


DesenhoTabelasConteúdo
Cruz_MAD.DWGTPMD_PNE.DAT e PDMD_PNE.CORPlanta de cruzamentos
PNL_Lajes.DWGTPMD_PNL.DAT e PDMD_PNL.CORPaineis de lajes
Dets_PLA.DWGTPMD_PNL.DAT e PDMD_PNL.CORDetalhes de paineis de lajes
PLA_Sargs.DWGTPMD_PSA.DAT e PDMD_PSA.CORPlanta de sargentos e cavaletes
MontagemP.DWGTPMD_PNM.DAT e PDMD_PNM.CORPlanta de montagem
Vmmm.DWG, Pmmm.DWG, Gmmm.DWGTPMD_VPG.DAT e PMDM_VPG.CORPaineis de vigas, pilares e desenhos de garfos
FORnnnn.DWGTABPLTF.DAT e DESFOR.CORPlanta de formas de concreto

Voce pode alterar as tabelas de cores e de plotagem. Consulte o manual 5 para maiores detalhes.


Plotagem em plotter

O editor de plantas, chamado a partir da “Aba” Plotagem, no Gerenciador TQS, dispõe de diversas formas para a inclusão de desenhos gerados no TQS-Madeira para confecção de plantas de plotagem:

9a644125d61b3a09f7aaa57c205c7e1c.png


8111a844b72dca934c26f23ecc803a7a.png


Através do primeiro Botão (comando) do Editor gráfico de plantas, “Selecionar desenhos”, observa-se a facilidade de se escolher os desenhos.


Paineis de vigas, pilares e garfos

Estes paineis são em grande quantidade e gerados de maneira totalmente automática pelo sistema. A opção de escolha por “Projeto”, para desenhos de paineis de vigas, pilares e também para garfos seleciona todos. Pode-se escolher desenho a desenho ou também por grupos de desenhos (com a tecla <Ctrl> pressionada enquanto de escolhe com o mouse).

Uma vez selecionados os desenhos, basta seguir as instruções contidas no manual específico: “5 – Edição gráfica, Gerenciamento e Plotagem”.