Pré-dimensionamento

Em função do que foi já apresentado nesta documentação, pode-se expor agora a filosofia do TQS Pilar para a não realização de um predimensionamento expedito de pilares.

Devido às naturais dificuldades na determinação das solicitações nos diversos pilares (analise conjunta de todos os pilares), devido à necessidade da redução das dimensões dos pilares por imposições arquitetônicas e, devido principalmente ao extenso tratamento numérico necessário ao correto dimensionamento dos pilares, é praticamente inviável a introdução de qualquer processo aproximado para o predimensionamento dos pilares.

Este processo, se adotado, seria útil apenas em pouquíssimas edificações e sujeito a incorreções em edificações de grande importância e responsabilidade.

Por estas razões, sugerimos aos usuários o dimensionamento completo dos pilares pelo processo exato, após o arbítrio das dimensões, apenas pela verificação da carga concentrada vertical (muito fácil de ser realizada intuitivamente) e posterior verificação e acerto das dimensões dos pilares que "não passam" ou que resultem em excesso de armaduras.