Compactador TQS

O sistema TQS® possui uma ferramenta muito útil para compactação dos edifícios: o Compactador TQS. Ela compacta os arquivos do edifício em um único arquivo de extensão ".TQS". Os arquivos compactados são ideais para backup, troca de informações e envio de problemas para o Suporte-TQS.

A compactação otimizada é bastante útil quando se necessita enviar um edifício para análise do Suporte Técnico e para transferir um edifício de uma máquina para outra, devido ao tamanho reduzido do arquivo .TQS gerado.

Funcionamento Geral

O Compactador TQS pode ser acessado, no Gerenciador Estrutural, através do comando: "Ferramentas" - "Projeto" - "Compactar ou Restaurar".

O Compactador TQS possui 5 áreas distintas:

  • Diretórios;
  • Comentário;
  • Tipo de compactação;
  • Arquivos selecionados;
  • Botões de execução.

Diretórios

O tipo de operação a ser realizada (compactação, restauração ou backup de árvore) é determinado pelo conteúdo do diretório "Origem". Se o diretório corresponde a um edifício, será executada uma compactação. Se o diretório é um arquivo .TQS, será realizada uma restauração. Por fim, se o diretório é uma pasta raiz de edifícios, será realizado um backup da árvore de edifícios.

O diretório "Destino" indica a pasta ou nome do arquivo que será gerado. É possível adicionar a data no nome do arquivo ao apertar no "Data", localizado logo acima do diretório. O formato da data que é inserido é o seguinte "YYYY_MM_DD", onde: YYYY é o ano com quatro dígitos, MM é o mês com dois dígitos e DD é o dia com dois dígitos.

Comentários

Dentro do campo "Comentários" é possível escrever livremente algum texto que auxilie o usuário a reconhecer, no futuro, os dados que foram compactados. Este texto também é salvo na descrição do projeto, dentro dos Dados do Edifício.

A definição deste campo é opcional.

Tipo de compactação

Existem, basicamente, 4 tipos de compactação:

  • Otimizada: compacta apenas os arquivos de dados. Não inclui resultados. Com esta compactação é possível refazer o processamento global no futuro;
  • Completa: compacta arquivos de dados e resultados;
  • Backup: compacta arquivos de dados, desenhos (DWG) e plotagem (PLT, PDF, etc);
  • Outros tipos: compacta arquivos específicos de parte do sistema.

Arquivos selecionados

Nesta área são apresentados a árvore de pastas do edifício e os arquivos que serão compactados em cada uma destas pastas. Em função do tipo de compactação selecionada, os arquivos selecionados podem alterar.

Descompactação

Existem duas formas de descompactar um arquivo ".TQS" gerado anteriormente:

  • Duplo-clique;
  • Acessando o Compactador TQS.

Duplo-clique

Para descompactar um arquivo com extensão ".TQS" dentro do Explorer do Windows® basta dar um duplo-clique sobre o arquivo. Automaticamente o Descompactador TQS será aberto.

Acessando o Compactador TQS

Para descompactar um arquivo com extensão ".TQS" dentro do Gerenciador Estrutural, execute: "Ferramentas" - "Projeto" - "Compactar ou Restaurar" - "Origem" - ""Restaurar". Será necessário selecionar o path e arquivo a ser descompactado. Clique no botão "Restaurar".

O edifício será restaurado.

Compactação

Para compactar um edifício, primeiramente selecione o edifício na "Árvore de edifícios" do "Gerenciador Estrutural" e execute: "Ferramentas" - "Projeto" - "Compactar ou Restaurar". Será necessário que o usuário selecione o modo de compactação desejado:

  • Otimizada: todos os dados de entrada do edifício (critérios, modelo estrutural, ...). Não inclui resultados (listagens, ...). Possibilita o cálculo do edifício de forma completa;
  • Completa: todos os dados e resultados do edifício;
  • Backup: compacta arquivos de dados, desenhos (DWG) e plotagem (PLT, PDF, etc);
  • Alvest: compactação para edifícios de alvenaria estrutural;
  • Desenhos: somente os arquivos de desenho (DWG);
  • Pilares: arquivos necessários para o cálculo de pilares;
  • Lajes: arquivos necessários para o cálculo de lajes;
  • Vigas: arquivos necessários para o cálculo de vigas;
  • SISEs: todos dados e resultados do SISEs (pasta INFRA);
  • Fundações: todos dados e resultados de fundações;
  • Modelo 6: arquivos do modelo estrutural para edifício processados com Modelo VI.

Pode-se, ainda, incluir ou excluir manualmente arquivos da lista a serem compactados. Para isso, deve-se escolher a pasta na "Árvore de edifícios" e marcar (ou desmarcar) os arquivos desejados na "Lista de arquivos da pasta selecionada". Há quatro botões para auxiliar na seleção de múltiplos arquivos.

Por fim, o usuário deve clicar no botão "Compactar". O edifício será criado no mesmo diretório onde as pastas dos edifícios estão.

Desenhos de referências

O default do programa é que todos os desenhos de referência utilizados dentro do "Modelador Estrutural" sejam incluídos na compactação. Caso o usuário não deseje que estes arquivos sejam incluídos, basta desmarcá-los da seleção.

Backup da árvore de edifícios

Para compactar diversos edifícios ao mesmo tempo, de modo a gerar um backup da árvore de edifícios, execute: "Ferramentas" - "Projeto" - "Compactar ou Restaurar" - "Backup". Na "Árvore de edifícios" apresentada, selecione os edifícios que deseja fazer o backup.

Por fim, o usuário deve clicar no botão "Backup da Árvore". Será criada uma pasta no diretório pai da pasta onde os edifícios estão localizados. A pasta terá como nome a data atual no formato "YYYY-MM-DD", onde: YYYY é o ano com quatro dígitos, MM é o mês com dois dígitos e DD é o dia com dois dígitos. Os edifícios compactados estarão dentro desta pasta.