Modelagem de Lajes por Grelha
Modelagem das lajes por grelha
A partir da v23, será possível considerar a reação de apoio das lajes discretizadas por grelha sobre as paredes de alvenaria estrutural.
Destaque para três características especiais desta nova modelagem de laje nos projetos de alvenaria:
- Não será necessário dividir a laje L1 com contorno auxiliar para que a região da parede que "entra" na laje seja reconhecido como apoio para a própria laje;
- Reconhecimento automático da região de vazio na laje L2
Ao definir os dados de uma laje na entrada gráfica de alvenaria em planta, confirme a informação que a laje deverá se discretizada por grelha.
- 1. Na Entrada Gráfica de Alvenaria em Planta, selecione a aba "Lajes"
- 2. Clique na "list box" do botão "Dados atuais" do grupo "Elemento atual"
- 3 Escolha com o mouse a opção "Alterar dados"
- 4. Clique com o mouse sobre o título da laje
- 5. Na janela "Dados de lajes", marque a opção "Discretizar em grelha" e clique no botão "OK"
Na edição dos critérios também será necessário informas que deseja que as lajes sejam discretizadas por grelha.
- 1. No Gerenciador TQS, clique no botão "Critérios", escolha a opção "Critérios de projetos do edifício"
- 2. Na edição dos critérios, selecione a opção "Cargas/Tensões"
- 3. Marque a opção "Cargas de lajes" = "Grelha-TQS"
Desta maneira o modelo de grelha será gerado automaticamente, as paredes serão discretizadas como barras de material alvenaria e a seção terá as dimensões da largura pela altura total da parede no pavimento.
As lajes maciças serão discretizadas em barras espaçadas a cada 35cm, estas barras serão discretizadas com a seção de 35cm de largura pela altura da laje, também terão as cargas verticais equivalentes a cada caso de carregamento, peso-próprio, permanente e acidental.
As restrições de apoios também serão geradas automaticamente, de maneira que, quando a barra que discretiza a laje toca em uma barra que discretiza a parede, neste nó será imposto uma restrição elástica livre para a rotação em torno dos eixos principais e restrição elástica livre para a translação nas direções X e Y e com impedimento de transladar na direção Z.
Na região das aberturas de portas e janelas não haverá restrições de apoio, as barras que representarão as paredes nestas regiões serão discretizadas com o material alvenaria e a seção equivalente na região, ou seja, a largura da parede pela altura de alvenaria, se for uma porta a altura da barra será a altura correspondente ao número de fiadas sobre a porta e se for uma janela a altura da barra será a altura correspondente ao número de fiadas sobre e sob a janela do pavimento acima se existir.
- 1. Região das janelas com barras de inercia correspondente, seção e material.
- 2. Região das portas com barras de inercia correspondente, seção e material.
Também será possível controlar a ligação da barra que representa a região das aberturas de portas/janelas com a parede, através da definição dos dados de cada porta ou janela.
- 1. Região das paredes, seção: (largura da parede x altura do pé-direito).
- 2. Região das Janelas, seção: (largura da parede x número de fiadas sobre e sob a janela).
- 3. Vinculação na ligação entes as barras.
Nos casos especiais onde uma região de parede está contornada por laje, a discretização do modelo de grelha deverá reconhecer automaticamente o "vazio" formado.