Outras Melhorias V23
Diversas melhorias foram introduzidas na V23, em diversas partes dos sistemas TQS, para atender o usuário que trabalha com estruturas pré-moldadas.
Junta de Dilatação - Laje Alveolar
Uma situação comum na definição de edifícios pré-moldados de grande extensão é a definição de juntas de dilatação na extremidade dos painéis de lajes alveolares. Neste caso, as lajes deslizam sobre aparelhos de apoio específicos para este fim, não sendo solidarizadas à viga de apoio.
Para a simulação deste tipo de ligação, as barras que representam a laje alveolar devem ter sua restrição a translação axial.
Definição
A definição da junta de dilatação deve ser feita dentro do Modelador Estrutural. Para isso, execute:
- "Lajes" - "Geral" - "Vincular";
- Na opção "Translação Fx" selecione "Livre";
- Clique em "OK";
- Selecione a borda da laje onde esta liberação será aplicada.
Visualmente, dentro do Modelador Estrutural, a liberação Fx é representada com uma linha do tipo "traço - ponto".
Visualmente, nos modelos de análise estrutural, a liberação Fx é representada como a seguir:
Offset no apoio de painéis de laje
No caso de lajes que se apoiam de forma excêntrica sobre vigas, a inclusão desta excentricidade pode ser fundamental para a correta avaliação da estabilidade local e global nas etapas não solidarizadas.
Para isso, é possível gerar o modelo de análise estrutural com estas excentricidades representadas através de offsets. Para isso, dentro do Gerenciador Estrutural, execute:
- "PREO" - "Editar" - "Critérios" - "Projeto" - "Modelagem" - "Modelo de cálculo" - "Lajes pré-fabricadas apoiadas...";
- Altere para o valor desejado.
Após a geração do modelo de análise estrutural será possível observar a geração de barras rígidas na ligação entre a barra da laje e o eixo da viga de apoio, conforme o detalhe A da figura abaixo:
Detalhamento de Dente Gerber
O detalhamento dos dentes Gerber passou a respeitar a geometria de estribos existentes ao longo da viga.
Geometria de cálculo
A geometria da seção é deduzida automaticamente pelo sistema TQS. A largura utilizada em cálculo será sempre a mínima identificada ao longo da região do furo. Para isso, a posição do furo é pesquisada em 5 pontos, sendo tomada a menor largura entre estas. A altura é tomada como a própria altura do dente.
Geometria de estribos
Assim como ocorre com a geometria de cálculo, o sistema TQS tenta deduzir a geometria dos estribos a serem utilizados com base nos estribos já definidos na seção catalogada. Este é um processo que pode gerar geometrias de estribo não adequadas, sendo necessário que o usuário tenha muito cuidado e verifique o resultado obtido.
Pinos de consolos
Para facilitar a montagem das vigas, é comum que os pinos de montagem possuam diferenças em seus comprimentos, para o caso de termos mais de um pino no consolo.
Desta forma, foi criado um critério que permite controlar este detalhamento. Para editá-lo, no Gerenciador Estrutural, execute:
- "PREO" - "Editar" - "Critérios" - "Projeto" - "Detalhamento" - "Consolos" - "Detalhamento" - "Diferença no comprimento dos pinos de posicionamento";
- Altere para o valor desejado.
No desenho com o detalhamento, serão apresentados os detalhes dos pinos, com diferentes comprimentos:
Consolos - Dimensões de Estribos Variáveis
No caso de consolos trapezoidais, é inerente que existam estribos de comprimento variável. Para facilitar a produção e montagem destes elementos, a dimensão dos estribos pode ser detalhada. Para isso, no Gerenciador Estrutural execute:
- "PREO" - "Editar" - "Critérios" - "Projeto" - "Desenho" - "Consolos" - "Apresenta as dimensões dos estribos variáveis";
- Altere para o valor desejado.
Outros critérios
Outros critérios criados:
- Incluir/Eliminar representação da folha A4 no detalhamento de lajes alveolares;
- "PREO" - "Editar" - "Critérios" - "Projeto" - "Desenho" - "Lajes" - "Incluir moldura A4 por laje";
- Opção por não desenhar consolos nas faces escondidas
- "PREO" - "Editar" - "Critérios" - "Projeto" - "Desenho" - "Geral" - "Desenhar consolo em face invisível";