Módulo TQSEAG

O Módulo TQSEag permite o desenvolvimento de programas de dentro dos editores gráficos, com acesso aos desenhos e janelas de edição durante a sessão gráfica. Naturalmente usamos no TQSEag os módulos já mostrados para manipular desenhos (TQSDwg) e janelas (TQSJan). Inicialmente a interface de usuário para chamada de programas está restrita aos menus suspensos (dropdown menus).

Embora o Editor de Aplicações Gráficas TQS (EAG) seja um único programa executável, EAGW.EXE, o editor é estendido para diferentes aplicações, com diferentes comandos e menus. Atualmente existem mais de 20 aplicações diferentes de edição. A programação do editor é comandada por menus, e a programação em Python, da mesma maneira, é chamada conforme a aplicação. Mostraremos antes como são chamados os menus.

Como uma aplicação do EAG é escolhida

Todo desenho TQS tem os atributos de sistema e subsistema definidos. Estes atributos são acessados pelas propriedades de TQSDwg:

settings.systemId

Número do sistema

settings.subSystemId

Número do subsistema

Quando damos um duplo clique em um desenho no gerenciador, o editor EAG será chamado e um menu de aplicação carregado conforme as propriedades acima. Eis alguns menus disponíveis:

MenuSistema TQSDwg.SubAplicação
EAG.MENIEDOUT1Desenho qualquer
EAGEDP.MENIEDOUT4Layout de plantas
EAGFOR.MENIEDFOR2Planta de formas
EAGGRE.MENIEDFOR5Edição de desenhos de grelhas
EAGME.MENIEDFOR11Modelador Estrutural
EAGSCAT.MENIEDFOR14Seções catalogadas
EAGFER.MENIEDLAJ4Armaduras de lajes
EAGPIL.MENIEDPIL3Editor de seções de pilares
EAGTELS.MENIEDTAB5Planta de telas
EAGTESQ.MENIEDTAB11Esquema de telas soldadas
EAGMCRUZP.MENIEDMAD1Edição de formas de madeira
EAGMAD.MENIEDMAD2Desenho de painéis de lajes
EAGELMS.MENIEDMAD6Desenho de painéis de vigas
EAGALV.MENIEDALV1Alvenaria em planta
EAGELV.MENIEDALV12Alvenaria em elevação
EAGADG.MENIEDALV3Diversas funções de alvenaria
EAGFAC.MENIEDPRE5Fachadas pré-moldadas
EAGPOR.MENIEDPOR1Visualizador de pórtico/Grelha
EAGPRCA.MENIEDPAR1Entrada gráfica de Paredes de concreto
EAGELVPC.MENIEDPAR2Elevação de Parede de concreto
EAGGDG.MENIEDPAR3Diversas funções de alvenaria
EAGELVPC.MENIEDPAR17Paredes de concreto

O que é um menu de editor? É um arquivo de script, que define as interfaces gráficas de menus e barras de ferramentas de botões, acionando comandos (Os menus tipo Ribbon tem uma programação à parte). Todos os menus do editor são armazenados na pasta TQSW\EXEC\EAGMENU. Os comandos são funções com assinatura padrão, dentro de DLLs C++. O arquivo .MEN é dividido em seções. A primeira seção declara as DLLs que serão chamadas:

[DLL]

EAGME

Nesta declaração, temos a seção [DLL] e a declaração da EAGME.DLL. As DLLs ficam obrigatoriamente na pasta TQSW\EXEC. Em seguida, temos a seção [CMD] de comandos, num formato como este:

[CMD]

ID_ARQUIVO_SALVAR,EAGME,aplic_arquivosalvar

Salvar desenho na tela em arquivo DWG

ID_ARQUIVO_SALVARCOMO,EAGME,aplic_arquivosalvar

Salvar o desenho atual com um nome a ser fornecido

Um comando é formato por 4 campos em duas linhas: na primeira linha temos um identificador arbitrário que será usado em outros lugares, o nome da DLL, e o nome de uma função C++ dentro da DLL que será chamada se o comando for acionado. Na segunda linha temos uma mensagem de ajuda que aparece em tooltips e na área de status do editor.

Finalmente, os identificadores entram na descrição de menus e barras de ferramentas, dentro da seção [MENU]:

[MENU]

SUBMENU,&Arquivo

MENUITEM,ID_ARQUIVO_SALVARCOMO,Salvar &DWG

MENUITEM,ID_ARQUIVO_SALVARCOMOIMAGEM,Salvar como ima&gem

SEPARADOR

SUBMENU,&Utilidades

MENUITEM,ID_ARQUIVO_UTILIDADES_PURGEBLK,Limpar blocos

FIMSUBMENU

FIMSUBMENU

O submenu "Arquivo" entrará no final da lista de menus, e os itens restantes serão pendurados abaixo. Os identificadores apontam para os comandos dentro das DLLs, e assim elas são chamadas.

Mostramos em linhas gerais a programação dos editores por DLLs em C++. A programação em Python é semelhante.

Como uma extensão em Python é carregada

Junto com os módulos para interface Python são distribuídos exemplos. Usaremos o menu EAGFor.PYMEN para mostrar a programação do editor.

Após a carga de um menu tipo .MEN, o EAG verifica se existem menus Python, e se existirem, os carrega no final da lista de menus. O nome do menu Python é o mesmo do arquivo .MEN carregado, mas com tipo .PYMEN. A localização do arquivo é a pasta TQSW\EXEC\Python.

O arquivo EAGFor.PYMEN está na pasta \TQSW\EXEC\Python. Isto significa que quando o menu EAGFOR.MEN for carregado, o EAG tentará a carga do EAGFor.PYMEN. Este arquivo será carregado sempre que um desenho de formas for lido. Para gerar um desenho de formas e chamar este menu, vá no "TQS Formas", "Processar", "Geração de desenhos", "Planta de formas". Depois de gerado, edite o desenho com nome tipo FORnnnn.DWG.

Menu PYMEN comum a todos os editores

A partir da V24, os editores gráficos passaram a carregar o menu EAG.PYMEN antes de tentar carregar o menu específico da aplicação. Assim, é possível definir um conjunto de comandos em Python comum a todos os editores gráficos.

Chamada do programa Python pelo editor

O menu EAGFor.PYMEN de exemplo tem estrutura semelhante aos dos outros menus:

[PYTHON]

EAGFOR.PY

[CMD]

ID_PYTHON_CMD1,EAGFOR.PY,aplic_cmd1

Teste de geração de desenhos

ID_PYTHON_CMD2,EAGFOR.PY,aplic_cmd2

Acionamento do editor por identificadores de comando

ID_PYTHON_CMD3,EAGFOR.PY,aplic_cmd3

Teste de interação

ID_PYTHON_CMD4,EAGFOR.PY,aplic_cmd4

Teste de seleção e movimentação de elementos

ID_PYTHON_CMD5,EAGFOR.PY,aplic_cmd5

Mostrar os estados do editor

[MENU]

SUBMENU,Teste Python

MENUITEM,ID_PYTHON_CMD1,&Geração de desenho

MENUITEM,ID_PYTHON_CMD2,&Comandos do editor

SEPARADOR

MENUITEM,ID_PYTHON_CMD3,&Entrada de pontos

MENUITEM,ID_PYTHON_CMD4,&Seleção e movimentação

SEPARADOR

MENUITEM,ID_PYTHON_CMD5,Estados do edito&r

FIMSUBMENU

A diferença é que agora em vez do nome de DLLs, temos a seção [PYTHON], com nomes dos diversos módulos em Python chamados, e nos identificadores, temos o nome de um módulo seguido do nome da função que tratará o comando. Esta função tem uma assinatura padrão que mostraremos em seguida.

Reutilização de menus de editores

Para utilizar um código comum a vários editores sem repetir o conteúdo, separe o código comum, e inclua dentro dos menus desejados com o comando INCLUIR. Se o código comum estiver no arquivo COMUM.PYMEN, use o seguinte comando para que ele seja incluído dentro de outro menu:

INCLUIR,COMUM.PYMEN

Rotinas Python chamado pelo .pymen

Vemos acima a seção [MENU] com nome "Teste Python", declarando 5 comandos (com dois separadores entre eles). No editor de planta de formas (EAGFOR), o resultado será como este:

8ad1e5e817b7fee4ab5e78a515ac5141.png

A declaração da primeira linha deste menu é:

MENUITEM,ID_PYTHON_CMD1,&Geração de desenho

O sinal "&" na frente da letra "G" em "Geração de desenho", simplesmente faz com que o editor sublinhe esta letra, e aceite as teclas <Alt><G> de atalho para acionamento deste menu, quando estiver aberto.

Quando o usuário acionar este comando, entrará em ação o identificador:

ID_PYTHON_CMD1

Este por sua vez foi declarado na seção [CMD] como:

ID_PYTHON_CMD1,EAGFOR.PY,aplic_cmd1

Teste de geração de desenhos

Isto fará com que a rotina aplic_cmd1 seja chamada do módulo Python EAGFOR.PY, necessariamente localizado na pasta \TQSW\EXEC\Python. Neste arquivo de exemplo, está é a rotina:

def aplic_cmd1 (eag, tqsjan):

TSTDWG.Test(tqsjan.dwg)

tqsjan.ZoomTotal()

A assinatura da rotina é comum à todas as chamadas que o editor faz em Python: o primeiro parâmetro é um objeto da classe TQSEag.Eag, que permite acesso ao editor gráfico; o segundo parâmetro é da classe TQSJan.Window (já mostrado), que permite a manipulação de um desenho em uma janela Windows. Os dois parâmetros são separados, pois o editor gráfico tem uma arquitetura multidocumento e multijanela. A janela e desenho recebidos pela rotina são os ativos no momento da chamada.

Complementado, para manipular o desenho associado à janela, basta obter o objeto da classe TQSDwg.Dwg a partir de tqsjan:

dwg = tqsjan.dwg

Assim, o primeiro comando da rotina acionou o teste inteiro TSTDWG.py, passando o dwg aberto. Veja que este teste pode rodar tanto dentro quanto fora do editor gráfico para gerar desenhos.

Em linhas gerais, dentro do editor gráfico, você pode manipular o desenho editado, lendo e gravando. Você pode controlar a janela gráfica do editor, e chamar programas da interface do editor, TQSEag para interagir com o usuário.

Pré-entrada de dados e o TQSEag.entry

O objeto tipo TQSEag.Eag tem um subobjeto entry da classe TQSEag.Entry, que serve para simular a entrada de dados do usuário. A ideia é simular a entrada de coordenadas e teclas por parte do usuário para em seguida acionar comandos disponíveis do editor gráfico.

É importante ressaltar que os comandos usam os dados definidos previamente – então, primeiro alimentamos as respostas esperadas por um comando a ser chamado, depois chamamos o comando.

Por exemplo, para uma definir uma linha entre dois pontos, acionamos o comando de desenho de linhas, entramos com dois pontos e terminamos com <Enter>. Isto pode ser simulado como abaixo:

eag.entry.Point (0., 0.)

eag.entry.Point (200., 0.)

eag.entry.KeyEnter ()

eag.exec.Command ("ID_INSERIR_LINHA")

As funções que simulam entrada do usuário são:

entry.KeyEscape()

Entra tecla de <Escape>

entry.KeyEnter()

Entra tecla de <Enter>

entry.KeyFunction(ishift,icontrol,ialt,ifn)

Entra tecla de função Fn, opcionalmente com <Shift>, <Control> e <Alt> acionados

entry.String(str)

Entra um texto, que será interpretado conforme o comando

entry.Point(x, y)

Entra um par de coordenadas

Execução de comandos com TQSEag.exec

O subobjeto exec do objeto TQSEag.Eag permite executar comandos e controlar a interface deles no editor. Os identificadores de comandos disponíveis podem ser determinados examinando-se os arquivos .MEN do TQS, ou simplesmente acionando o comando "Editar, Abreviações".

35424520743541800cbb0f5ed5b4617a.png

exec.Command(ident)

Executa um comando do editor.

ident identificador tipo ID_xxx declarado no arquivo .MEN

exec.EnableCommand(ident, ienable)

Habilita ou desabilita um comando do editor.

Identidentificador tipo ID_xxx declarado no arquivo .MEN

Ienable(0) desabilita (1) habilita comando

exec.CheckCommand(ident, icheck)

Coloca marca "Check" no comando, quando aplicável

Identidentificador tipo ID_xxx declarado no arquivo .MEN

Icheck(0) não (1) marca check

exec.EditW(name)

Chama o editor EDITW.EXE para edição de um arquivo Ascii fornecido

NameNome do arquivo, com ou sem path

Retorna (0) se editou (1) não

Mensagens na janela do editor com TQSEag.msg

O subobjeto msg da classe TQSEag.Msg permite a emissão de mensagens na janela de mensagens do editor e na área de status.

msg.Print(*args)

Emite mensagens no estilo do "print" do Python, na janela do editor

msg.ClearMessageWindow()

Limpa a janela de mensagens do editor

msg.PrintStatus(*args)

Emite mensagens no estilo do "print" do Python, na área de status do editor

msg.WindowTitle(tqsjan, title)

Define o título da janela atual de desenho

TqsjanObjeto da classe TQSJan.Window passado pelo EAG

TitleNovo título da janela

Leitura de pontos e objetos com TQS.locate

O subobjeto locate da classe TQS.Locate tem funções para interação com o usuário – leitura de coordenadas e seleção de elementos.

locate.GetPoint(tqsjan, msg)

Lê um ponto do mouse/teclado.

tqsjanobjeto da classe TQSJan.Window passado pelo EAG

msgMensagem para leitura do ponto

Retorna : icod, x, y

icod (0)<Enter> (-1)<Esc> (1)<B1> (2)<B2> (3)<B3>

(>20) Teclas de função

(<-1) Código Ascii negativo ("A"=-65)

locate.GetSecondPoint(tqsjan,x1,y1,irubber,itprubret,msg)

"""

Lê um segundo ponto com mouse/teclado, fazendo rubberband com x1,y1

tqsjanObjeto da classe TQSJan.Window passado pelo EAG

x1, y1Ponto de referência para rubberband

irubberTipo de linha elástica – uma das constantes abaixo.

ItprubretPreenchimento de linha elástica retangular –constantes abaixo

msgMensagem para leitura do ponto

Retornaicod, x, y

icod (0)<Enter> (-1)<Esc> (1)<B1> (2)<B2> (3)<B3>

(>20) Teclas de função

(<-1) Código Ascii negativo ("A"=-65)

Constantes de linha elásticaFinalidade
TQSEag.EAG_RUBNAOSem linha elástica
TQSEag.EAG_RUBLINEARLinha elástica linear
TQSEag.EAG_RUBRETANGLinha elástica retangular
TQSEag.EAG_RUBPANDINPan dinâmico

Preenchimento de linha elásticaFinalidade
TQSEag.EAG_RUBRET_NAOPREENNão preencher
TQSEag.EAG_RUBRET_JANWPreenche como uma janela tipo W
TQSEag.EAG_RUBRET_JANCPreenche como janela tipo C
TQSEag.EAG_RUBRET_JANUSRPreenche como W (à direita) ou C (à esquerda)

locate.SetNextZ(z)

Define coordenadas Z que podem ser usadas pelo próximo comando.

A coordenada é zerada após o próximo locate.GetPoint.

locate.GetLastZ()

Retorna (idisp, z) o valor da cota Z da última entrada, se disponível

Idisp(1) Se cota Z dizponível

ZValor, se disponível

locate.GetLabel(tqsjan, msg)

Lê texto do usuário, com mensagem.

tqsjanObjeto da classe TQSJan.Window passado pelo EAG

msgMensagem

Retornastr, istat

StrTexto lido

Istat (0) Ok (1)<Enter> (2) <Esc>

"""

locate.GetValue(tqsjan,msg,valmin,valmax,valdef)

Leitura de número em ponto flutuante.

tqsjanObjeto da classe TQSJan.Window passado pelo EAG

msgMensagem

valminValor mínimo

valmaxValor máximo

valdefValor padrão

Retornaval, istat

ValValor lido

Istat (0) Ok (1) Não leu

locate.GetAngle(tqsjan,msg,angdef)

Leitura de um ângulo em graus. Aceita entrada de <R> 3 pontos e <L> linha.

tqsjanObjeto da classe TQSJan.Window passado pelo EAG

msgMensagem

angdefValor padrão

Retornaval, istat

AngÂngulo lido

Istat (0) Ok (1) Não leu

locate.GetEntryType()

Retorna (0) para última entrada alfanumérica ou (1) gráfica

locate.GetYesNo(tqsjan, msg, r1, r2)

Mostrar mensagem msg e retorna se r1 ou r2 foram escolhidos

tqsjanObjeto da classe TQSJan.Window passado pelo EAG

msgMensagem

r1,r2String de resposta, como "S" e "N"

Retornaistat

Istat (0)r1 (1)r2 (2)<Escape>

locate.GetCursor(tqsjan)

tqsjanObjeto da classe TQSJan.Window passado pelo EAG

Retorna coordenadas x,y na posição do cursor no mundo real

locate.SetRubberIdle(tqsjan,irubberidle,xrubbidle,yrubbidle)

Liga ou desliga linha elástica com ponto de referência fornecido.

A linha fica acesa até o próximo comando ou <Esc>

tqsjanObjeto da classe TQSJan.Window passado pelo EAG

irubberidle(0) desligada (1) ligada

xrubbidleCoordenadas para ativar a linha elástica

yrubbidle Coordenadas para ativar a linha elástica

locate.GetPolyline(tqsjan)

Lê uma poligonal fechada ou aberta por pontos.

tqsjanObjeto da classe TQSJan.Window passado pelo EAG

Retorna

xy[][2] Matriz de pontos lidos. Não leu se size== 0

locate.Select(tqsjan,msg,itploc)

Faz seleção de elementos conforme itploc. Emite mensagem do usuário. Retorna endereço do 1o elemento e outros dados. Para mais elementos, use BeginSelect/GetSelect.

tqsjanObjeto da classe TQSJan.Window passado pelo EAG

msgMensagem ao usuário

itplocTipo de seleção – uma das constantes abaixo

Retorna:

addrHandle do 1o elemento gráfico selecionado (Dwg)

xCoordenadas de seleção

yCoordenadas de seleção

npÍndice do ponto se poligonal

istat (!=0) Se não selecionou

Tipo de seleçãoUso
TQSEag.EAG_INORMPadrão (por ponto, modificável)
TQSEag.EAG_IJANELSeleção por janela
TQSEag.EAG_ICURSCoordenada do cursor
TQSEag.EAG_IMULTPSeleção múltipla
TQSEag.EAG_IALTJANTenta seleção por ponto, depois janela

locate.BeginSelection(tqsjan)

Prepara para a leitura de elementos selecionados em locate.Select.

tqsjanObjeto da classe TQSJan.Window passado pelo EAG

Retorna(1) se não há elementos

locate.NextSelection(tqsjan)

tqsjanObjeto da classe TQSJan.Window passado pelo EAG

Retorna handle para o próximo elemento gráfico selecionado ou None

locate.DragSelection(tqsjan,xref,yref)

Acende elementos os selecionados e os arrasta junto com o cursor

tqsjanObjeto da classe TQSJan.Window passado pelo EAG

xref,yref é o ponto de inserção inicial da lista

locate.DragOff(tqsjan)

Desliga elementos ligados em DragSelection.

tqsjanObjeto da classe TQSJan.Window passado pelo EAG

Estados do editor com TQSEag.state

O subobjeto state da classe TQSEag.State permite controlar diversos estados globais do editor que afetam a entrada de dados gráficos.

state.GetOrtho(tqsjan)

Retorna o modo ortogonal

tqsjanObjeto da classe TQSJan.Window passado pelo EAG

Retorna:

Iortho (0) desligado (1) modo ortogonal

AngleÂngulo em graus do modo ortogonal

state.SetOrtho(tqsjan,iortho,angle)

Define o modo ortogonal

tqsjanObjeto da classe TQSJan.Window passado pelo EAG

iortho (0) Desligado (1) Modo ortogonal

angleÂngulo em graus do modo ortogonal

state.GetLevelLock(tqsjan)

Retorna o nível travado

tqsjanObjeto da classe TQSJan.Window passado pelo EAG

Retorna

Ilevellock(0) Desligado (1) Nível travado

state.SetLevelLock(tqsjan,ilevellock)

Define o nível travado

tqsjanObjeto da classe TQSJan.Window passado pelo EAG

Ilevellock(0) Desligado (1) Nível travado

state.ClearAllLevelsLock(tqsjan)

Limpa travas individuais de níveis

tqsjanObjeto da classe TQSJan.Window passado pelo EAG

state.GetOneLevelLock(tqsjan, ilevel)

Lê a trava de um nível

tqsjanObjeto da classe TQSJan.Window passado pelo EAG

ilevelNível considerado

Retorna:

Ilock (1) Se este nível está travado

state.SetOneLevelLock(tqsjan, ilevel, ilock)

Define a trava de um nível

tqsjanObjeto da classe TQSJan.Window passado pelo EAG

ilevelNível considerado

Ilock (1) Se este nível está travado

state.GetActiveLevel(tqsjan)

Retorna o nível atual

tqsjanObjeto da classe TQSJan.Window passado pelo EAG

Retorna:

iactivelevel(0) Desligado (1) Nível travado

state.SetActiveLevel(tqsjan,iactivelevel)

Define o nível atual

tqsjanObjeto da classe TQSJan.Window passado pelo EAG

iactivelevel(0) Desligado (1) Nível travado

state.GetFastCurve(tqsjan)

Retorna (1) se curva rápida ligada

tqsjanObjeto da classe TQSJan.Window passado pelo EAG

Retorna:

ifastcurve(0) modo normal (1) curva rápida (curvas mostradas como linhas)

state.SetFastCurve(tqsjan,ifastcurve)

Define (1) se curva rápida ligada

tqsjanObjeto da classe TQSJan.Window passado pelo EAG

ifastcurve(0) modo normal (1) curva rápida (curvas mostradas como linhas)

state.GetGrid(tqsjan)

Retorna dados de grade

tqsjanObjeto da classe TQSJan.Window passado pelo EAG

Retorna:

igrade (0) Não (1) Grade ligada

grdorxX origem da grade cm

grdoryY origem da grade cm

grdesxX espaçamento da grade cm

grdesyY espaçamento da grade cm

grdangÂngulo da grade, em graus

iespacpontoNúmero de espaçamentos por ponto da grade

igraderubber(1) Se grade em linha elástica

state.SetGrid(tqsjan,igrade,grdorx,grdory,grdesx,grdesy,grdang,

iespacponto, igraderubber)

Define dados da grade

tqsjanObjeto da classe TQSJan.Window passado pelo EAG

igrade (0) Não (1) Grade ligada

grdorxX origem da grade cm

grdoryY origem da grade cm

grdesxX espaçamento da grade cm

grdesyY espaçamento da grade cm

grdangÂngulo da grade, em graus

iespacpontoNúmero de espaçamentos por ponto da grade

igraderubber(1) Se grade em linha elástica

state.InvertCapture(tqsjan)

Inverte a captura de coordenadas (ligada ou desligada).

tqsjanObjeto da classe TQSJan.Window passado pelo EAG

state.GetFatText(tqsjan)

Retorna o modo de texto rápido (1) ligado

tqsjanObjeto da classe TQSJan.Window passado pelo EAG

state.SetFatText(tqsjan,ifast)

Define o modo de texto rápido

tqsjanObjeto da classe TQSJan.Window passado pelo EAG

ifast (1) se modo de texto rápido

state.GetBlockInsertion(tqsjan)

Retorna dados para inserção de um bloco novo

tqsjanObjeto da classe TQSJan.Window passado pelo EAG

Retorna:

xscaleEscala X

yscaleEscala Y

angleÂngulo de inserção em graus

state.SetBlockInsertion(tqsjan,xscale,yscale,angle)

Define dados para inserção de um bloco novo

tqsjanObjeto da classe TQSJan.Window passado pelo EAG

xscaleEscala X

yscaleEscala Y

angleÂngulo de inserção em graus

state.GetParallelDist(tqsjan)

Retorna distância padrão no comando "Paralela a elemento".

tqsjanObjeto da classe TQSJan.Window passado pelo EAG

state.SetParallelDist(tqsjan,distance)

Define distância padrão no comando "Paralela a elemento".

tqsjanObjeto da classe TQSJan.Window passado pelo EAG

state.GetFilletRadius(tqsjan)

Retorna a distância de arredondamento padrão de arcos.

tqsjanObjeto da classe TQSJan.Window passado pelo EAG

state.SetFilletRadius(tqsjan,radius)

Define a distância de arredondamento padrão de arcos

tqsjanObjeto da classe TQSJan.Window passado pelo EAG

state.GetFilletlDist(tqsjan)

Retorna as distâncias padrão de chanfragem

tqsjanObjeto da classe TQSJan.Window passado pelo EAG

Retorna:

dist1, dist2Distâncias de chanfragem

state.SetFilletlDist(tqsjan,dist1,dist2)

Define as distâncias padrão de chanfragem

tqsjanObjeto da classe TQSJan.Window passado pelo EAG

dist1, dist2Distâncias de chanfragem

Menus de demonstração EAGFOR.PYMEN e programa EAGFor.py.

Como já mostramos, o menu EAGFor.PYMEN e o programa EAGFor.py ligado a ele devem ficar na pasta TQSW\EXEC\Python, ou na pasta correspondente conforme a instalação TQS. Já falamos sobre o princípio de funcionamento de um menu Python para os editores EAG. Vamos descrever apenas os cinco comandos neste menu de exemplo.

Comando "Geração de desenho"

Este comando mostra a facilidade de gerar desenhos usando o objeto de desenho TQSDwg.Dwg, que pode ser extraído do TQSJan.Window. Neste exemplo, o exemplo inteiro definido no módulo TQSDwg é rodado, passando o objeto de desenho aberto. Uma longa listagem de extração de elementos gráficos é emitida por este comando, que também acrescenta alguns elementos gráficos no desenho atual, e mistura e insere um desenho como referência externa.

Comando "Acionamento de comandos do editor"

Aqui mostramos como acionar comandos padrão do editor, fornecendo antes os dados que o usuário entraria interativamente. O programa simula a entrada interativa, usando funções da classe TQSEag.Entry. Um comando do editor é marcado como "Checado" e a janela de mensagens é limpa.

Comando "Entrada de pontos"

Aqui são testados os comandos de entrada de pontos, ângulos, valores e texto. Um texto, uma linha e uma linha poligonal fechada e preenchida são construídos. No final, uma linha elástica é deixada ligada nas coordenadas do texto.

Comando "Seleção de elementos e movimentação"

Testamos o comando para locação de elementos, e mostramos como iterar pelos elementos selecionados. No final, a lista selecionada se acende, e movimentamos os elementos com o fornecimento de novo ponto.

Comando "Estados do editor"

Diversos estados do editor são alterados, e o resultado é mostrado antes e depois da alteração. A grade de coordenadas é deixada ligada no final do comando.