Editor 3D
Os exemplos a seguir são criações simples e sem dependências externas, para ilustrar alguns usos possíveis do editor e familiarizar o usuário ao uso dos comandos básicos. Apesar de estarem em contexto isolado, as criações feitas a seguir podem servir para complementar o modelo, com inserção destes elementos dentro do modelador estrutural. Ou até servirem como base para uma criação complementar dentro do modelo 3D final.
Estes tutoriais foram implantados imaginando que o usuário já tem conhecimento do que foi discutido na seção anterior.
Cada exemplo é iniciado supondo que o editor está aberto com um modelo vazio, independente de edifício.
Em todos os exemplos será necessário entrar coordenadas e, para facilitar o entendimento, vamos denotar uma coordenada das seguintes formas:
Entrada de coordenada absoluta:
Texto: Entre com o ponto “X,Y,Z”.
Ação: O usuário deverá digitar “X,Y,Z” (sem aspas) com o cursor na área gráfica, seguido da tecla <Enter>, onde X,Y e Z serão valores numéricos fornecidos nos exemplos.
Entrada de coordenada relativa ao último ponto:
Texto: Entre com o deslocamento “@X,Y,Z”;
Ação: O usuário deverá digitar “@X,Y,Z” (sem aspas) com o cursor na área gráfica, seguido da tecla <Enter>, onde X,Y e Z serão valores numéricos fornecidos nos exemplos, que representarão um deslocamento em relação ao ponto anterior.