Especificações Gerais NBR 16868-1: 2020
Anexo F - Especificação dos materiais da alvenaria
Tabela F.1 na NBR 16868-1: 2020 Recomendação para especificação dos materiais da alvenaria estrutural.
No TQS Alvest, na edição dos "Dados do edifício" de alvenaria, define-se o material escolhido para o projeto.
Na edição dos "Critérios de cálculo" define-se a tabela de relações de acordo com o material escolhido na edição dos dados do edifício.
Podendo-se utilizar valores diferentes, desde que baseadas em ensaios.
Na edição dos "Critérios de projeto do edifício" define-se o "fpk" para cada pavimento do edifício.
Travamento de extremidades
Novo parâmetro de travamento, O TQS Alvest reconhece automaticamente se as extremidades das paredes estão travadas ou não, em função da geometria definida pelas cercas dos subconjuntos, nas direções principais.
Com um duplo clique sobre uma subestrutura na Entrada Gráfica de alvenaria em planta o usuário pode intervir de acordo com o seu entendimento ou a necessidade.
Construções Habitacionais Térreas
Nos dados do Edifício, quando o modelo for marcado como edificação térrea e a esbeltez for maior que 24 e menor ou igual a 30, o cálculo de alvenaria não armada é feito com GamaM = 3.0.
- 1. Edite os dados do Edifício
- 2. Selecione a aba "Alvenaria"
- 3. Marque a opção "Construção habitacional térrea"
Interação entre a alvenaria e as estruturas de apoio
Na calculadora de Efeito Arco, as concentrações de tensões na alvenaria nas regiões próximas aos apoios devem ser verificadas. Na verificação dessas tensões, pode-se considerar aumento no valor de fk multiplicado pelo valor K.
Limites de esbeltez
Paredes e pilares devem ter limite de esbeltez até 24 para poderem ser calculados como alvenaria não armada (exceção para edificações térreas). Nenhum elemento, armado ou não, salvo quando usado calculadora de paredes altas, deve ultrapassar lambda de 30.
Consideração integral do aço tracionado
Nas Normas NBR15961-1:2011 e NBR15812-1:2010 a resistência do aço era sempre multiplicada por 0,5 e agora na Norma NBR 16868-1: 2020 o aço é considerado de forma integral no cálculo de alvenaria armada.