Cercas Inteligentes - Subestruturas
Agora as subestruturas ou Grupos são objetos inteligentes, isto faz com que todos os atributos de geometria, carregamentos, título, condições de travamento e coeficientes estejam agrupados no objeto ou na própria subestrutura.
Não será possível misturar cercas de subestruturas antigos com os objetos inteligentes, porém, os funcionamentos para as entradas gráficas antigas e processamentos antigos foram preservados.
O comando "Cercas Automáticas" elimina todas as cercas de subestruturas existentes substituindo-as pelas novas cercas de subestruturas inteligentes.
É possível apagar ou editar todas os subconjuntos ou a própria subestrutura.
- 1. Posicione o mouse sobre a poligonal do subconjunto que deseja apagar e tecle "F5"
A única mudança significativa em termos de operação, é que ao inserir apenas uma cerca de subestrutura de vento o comando solicitará um clique adicional para identificar e associar esta cerca de vento com um subconjunto de uma subestrutura.
- 1. Na entrada gráfica, execute o comando "Retângulo de subestrutura"
- 2. Escolha a opção "Vento / flexão x" e clique no botão "OK"
- 3. Clique no pto. 1, na poligonal da cerca de subestrutura de carga vertical
- 4. Clique com o mouse no pt. 2 e no pto. 3 traçando o retângulo e concluindo o comando
Com um duplo clique sobre uma subestrutura é possível acessar a todos os dados uma Subestrutura e os seus subconjuntos, um subconjunto de vento pode ou não ter a extremidade travada.
As paredes de travamento devem ter comprimento mínimo (calculado descontando a espessura da parede sendo travada) igual a 1/5 da altura da parede sendo travada e no mínimo a mesma espessura desta. Além disso, as paredes de travamento devem ter travamentos que restrinjam os deslocamentos horizontais das suas extremidades superior e inferior.
Ao inserir um subconjunto ou ao executar o comando "Cercas automáticas" os subconjuntos de vento terão as extremidades verificadas automaticamente pelo TQS Paredes de concreto e então será possível através do Relatório, identificar como as extremidades dos subconjuntos de vento forma tratados: