Métodos de Cálculo
Métodos de cálculo para alvenaria não armada
Uma vez definida a Norma NBR 16868-1: 2020 na edição dos dados de um edifício de alvenaria será possível escolher entre os métodos:
- Método 1 - Amplia a resistência de fpk para fpk* na região grauteada.
- Método 2 - Majoração da área e inércia, com multiplicador n=fpk*/fpk
Método 1 - Amplia a resistência de fpk para fpk* na região grauteada.
As características geométricas não são alteradas pela presença do graute, ou seja, a área e a inércia são da seção bruta (não são alteradas com o grauteamento). Portanto, os esforços solicitantes não sofrem redistribuição com o grauteamento (só há o acréscimo de peso do graute) pois a rigidez não é alterada.
No dimensionamento da alvenaria não armada na região grauteada é verificado a resistência com o fpk* (prisma grauteado) e na região não grauteada com o fpk (Prisma oco).
Método 2 - Majoração da área e inércia, com multiplicador n=fpk*/fpk
Área e inércia são calculadas com características brutas e ponderados pela relação entre módulos de elasticidade do prisma grauteado e do prisma oco. Portanto, os esforços solicitantes sofrem redistribuição com o grauteamento.
No dimensionamento não armado: Região não grauteada é comparada com fpk e Região grauteada é comparada com fpk*, porém, na região grauteada os esforços são amplificados pela relação entre módulos de elasticidade.
Exemplo:
Unidades em cm.
Método 1:
Método 2: