Árvore de Objetos
Modelador Estrutural
O Modelador conta agora com um moderno painel com uma árvore de objetos, e uma janela de propriedades que permite examinar as propriedades de cada objeto e alterá-las diretamente. Este tipo de painel já existe há tempos na visualização 3D.
Apresentação
❶ Árvore de objetos: contempla os pavimentos, elementos estruturais, cortes, cargas, referências externas e dados atuais dos elementos estruturais.
❷Tabela de propriedades: contém os dados relativos ao objeto selecionado na árvore.
❸Botão para aplicar as propriedades alteradas no modelo.
❹ Caixa de busca de objetos.
❺ Caixa de busca de propriedades dos objetos.
Para ativar ou desativar a árvore de objetos no Modelador Estrutural:
- Na aba Modelo;
- Grupo Configurações, clique sobre o botão "Árvore de objetos".
Se vários objetos forem selecionados na árvore simultaneamente, todos poderão ser alterados ao mesmo tempo. As propriedades diferentes serão mostradas em branco, e se alteradas, atribuídas a todos os selecionados.
Assim como a seleção de um objeto na árvore seleciona o respectivo objeto no modelo, a seleção de um objeto no modelo faz com que seja selecionado também na árvore (se aberta), e o respectivo ramo, junto das suas propriedades. Desse modo, traz facilidade na localização de um elemento, inclusive é possível pesquisar por um objeto ou propriedade nas caixas de busca.
Elementos novos podem ser criados utilizando a árvore de objetos para definição dos dados atuais do elemento e, em seguida, clicando no botão de inserir novo objeto.
A seleção de um ramo ou objeto diferente da planta atual causa a mudança imediata para a planta atual. Assim, torna-se uma forma rápida de mudar para uma planta. É possível também selecionar diretamente uma referência externa e editá-la, voltando ao modelo estrutural com uma simples seleção na árvore.
Em suma, um novo modo de operação, que segue a linha de operação de grande parte dos sistemas BIM no mercado, dispensando a necessidade de abrir novas janelas.
Outras melhorias
- A articulação dos pilares na base e/ou topo pode ser feita agora diretamente na aba "Pórtico" dos dados de pilares.
- As operações geométricas com vigas – Mover, Copiar, Rodar e Escalar agora preservam trechos em arco.
- O sentido das vigas pode ser mantido nos quadrantes I e IV nas transformações globais com rotação.
- Novo comando para definir a origem de baricentros e nova opção de inserção de tabela de baricentros de estacas.