Cargas na fundação
Será demonstrado como obter um resumo das cargas atuantes nas fundações resultantes do processamento do pórtico espacial. As cargas na fundação são dados fundamentais para o dimensionamento dos elementos de fundação, além de fonte de dados para um consultor de fundações, caso seja contratado.
- 1. No Gerenciador TQS, na aba "Sistemas" clique no botão "Pórtico-TQS"
- 2. Na aba "Pórtico-TQS", clique no botão "Planta de Cargas"
Na janela "Seleção de casos para listagem de reações de apoio", existe uma lista com todos os carregamentos considerados no processamento do pórtico espacial. A escolha dos casos que irão compor a planta de cargas é feita através da coluna "Sel". A escolha de quais esforços serão apresentados para cada combinação é feita através das colunas "Fx, Fy, Fz, Mx, My, Mz". Basta clicar sobre o valor para ativá-lo ou desativá-lo.
Desta vez não vamos alterar a seleção de casos atual, vamos apenas concluir o comando.
- 1. Na janela " Seleção de casos para listagem de reações de apoio "
- 2. Clique no botão "OK".
Será gerado um desenho (PORLID.DWG) com a tabela dos esforços atuantes em cada um dos casos e combinações de carregamento selecionados. Este desenho é gerado dentro da pasta "Espacial" do edifício.
- 1. No painel central do Gerenciador TQS
- 2. Atualize a lista de desenho
- 3. Selecione, com duplo clique do mouse, o arquivo PORLID.DWG, para editá-lo.
O desenho será aberto em uma janela do "Editor de Aplicações Gráficas - EAG" e podem-se observar os valores de reação da fundação, por fim, feche esta janela de edição do desenho da tabela de cargas.