Cabos em Elevação
Caso o projetista não gere a planta de cabos com elevações cotadas nos cruzamentos, poderá gerar o desenho de cabos em elevação através do Gerenciador Estrutural. Para cada RPU no desenho, será gerado um corte da planta de formas e respectiva elevação de cabos cotada. Para gerar as elevações execute o comando "Processar" - "Lajes protendidas".
Surgirá a janela a seguir, onde deve-se clicar sobre o comando "Desenho de elevação":
O nome do desenho de elevação de cabos pode ser qualquer, o sistema sugere o mesmo nome da planta de cabos, acrescido da letra "E". Outros parâmetros pedidos na tela estão inicialmente definidos no arquivo PARPRO.DAT, e são assumidos por default. Este arquivo está documentado no apêndice. Os parâmetros são:
- Escala vert/lajes
- Enquanto a escala horizontal usada é a mesma da planta de cabos, a escala vertical é diferente para realçar a elevação. Default: 1:20
- Escala vert/vigas
- Vigas geralmente são bem mais altas que as lajes. Às vezes na mesma escala, tendem a ficar muito grandes no desenho. A escala vertical das vigas pode então ser diferenciada. Default: 1:20.
- Tamanho X da folha
- Apenas um desenho é gerado, com todas as elevações. Para que o sistema separe os desenhos por folha, é necessário especificar qual o tamanho da folha que planejamos usar para a plotagem. Default: .
- Tamanho Y da folha
- Dimensão Y da folha para separação das elevações. Default .
- Desenho de eixos
- Os eixos desenhados na planta de formas podem ser desenhados ou não na elevação. Default: sim
- Cota intersec.
- As cotas podem ser feitas em espaços regulares ou nos pontos de intersecções de cabos. Por default, a cotagem em espaços regulares é usada.
- Projeção do corte
- A elevação do cabo pode ou não ser projetada em uma direção definida.
- Ângulo
- Este é o ângulo de projeção dos cabos horizontais.
Exemplo de um desenho de elevação:
O desenho de cabos em elevação usa a mesma tabela de plotagem do desenho de cabos em planta, a TABPRO.DAT, da pasta \TQSW\SUPORTE\NGE\TABPLT.