Bidirecionalidade e Flechas
A utilização de armações treliçadas em obras da construção civil tem se tornado cada vez mais intensa. No caso das lajes, tem-se obtido ótimas soluções aliando ao mesmo tempo, economia e segurança.
Diante deste panorama atual, um novo módulo específico para elaboração de projetos de pavimentos compostos por lajes treliçadas foi desenvolvido e incorporado nos sistemas TQS e já está sendo comercializado.
Através dele, todas as etapas de um projeto são atendidas, isto é, desde o lançamento de dados, passando pela análise dos esforços solicitantes, dimensionamento e detalhamento; e finalmente, gerando os desenhos finais e as tabelas com quantitativos.
Veja a seguir as principais características do TQS – Lajes Treliçadas.
Entrada de Dados
Toda a entrada de dados é feita dentro do Modelador Estrutural. Podem ser definidas tanto lajes unidirecionais (com ou sem nervuras transversais), bem como lajes bidirecionais.
Pavimentos complexos com as mais diversas conformidades podem ser considerados. Exemplos: geometria irregular, lajes planas sem vigas, capitéis, furos, maciços, cargas de alvenaria aplicadas diretamente sobre os painéis de laje, etc.
A distribuição dos blocos de enchimento é feita de forma automática de acordo com as dimensões e espaçamentos das vigotas e nervuras transversais definidos.
Análise Estrutural
A análise de todo o pavimento é feita através de um único modelo de grelha. Dessa forma, além de levar em conta a compatibilidade entre os elementos (vigas+lajes), possibilita-se o cálculo correto e preciso das lajes bidirecionais (vigotas + nervuras transversais).
Além disso, pode ser realizado um cálculo mais refinado das flechas através de uma análise não-linear física. Neste processamento, é levado em conta a fissuração do concreto (estádios I, II e III), a deformação lenta e o detalhamento real das armaduras.
Dimensionamento e Detalhamento
Todo o dimensionamento e detalhamento das armações treliçadas e das armaduras complementares (positivas, negativas e de cisalhamento) é feito dentro do Editor de Esforços e Armaduras, de forma interativa e dinâmica.
As armaduras positivas podem ser dispostas dentro ou fora da sapata da vigota treliçada.
Na análise quanto ao cisalhamento, é feita uma verificação do funcionamento do sinusóide de acordo com a sua posição em relação a linha neutra da seção resistente.
Desenhos e Tabelas Finais
Diversos desenhos em planta e tabelas com quantitativos específicos de um projeto de lajes treliçadas são gerados automaticamente.
Podem ser montados, por exemplo, a planta de locação das vigotas com os desenhos das linhas de escoramento, a tabela de fabricação das vigotas, a planta das armaduras complementares, a tabela com o quantitativo de blocos de enchimento, etc.
Outras Características
Mais alguns recursos disponíveis são:
- Consideração de vigotas justapostas
- Consideração de mini-painéis treliçados
- Disponibilidade de manual específico
- Disponibilidade de catálogos de blocos de enchimento e armações treliçadas.
Eng. Alio E. Kimura