Visualizador 3D - pré V22
Este texto é útil apenas para versões anteriores a V22.
Introdução
O Visualizador 3D contém um grande conjunto de ferramentas que podem auxilia-lo nas edições finais do seu projeto, onde é possível fazer uma análise geral de como ficou o edifício, como fazer verificação das disposições das armaduras nos elementos e dos diagramas de esforços, fazer alterações nos desenhos e nas armaduras através do comando de Edição Rápida de Armadura, obter uma visualização especial (taxas de armaduras, taxa de compressão dos pilares, valor de fck e etc.) com cores diferentes, fazer um corte para visualizar um elemento de difícil visualização e vários outros comandos interessantes.
O Visualizador pode ser muito útil também durante a entrada de dados no Modelador Estrutural, onde é possível verificar o posicionamento dos elementos da estrutura através do botão "Visualização do modelo 3D" . Dentre tantas opções ainda podemos gravar uma animação.
Exemplo 1: Identificar um Elemento no Visualizador 3D
Para isto é só apontar o mouse e clicar em cima do elemento. Este elemento fica selecionado (em Cyan, no nosso caso) e no quadro da esquerda temos a indicação do elemento e pavimento onde ele se encontra. O oposto também pode ser feito, ou seja, selecionar um elemento na janela da esquerda e o 3D irá mostrar onde se encontra o elemento.
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Exemplo 2: Visualizar Armaduras de um Elemento
Seja laje, viga, pilar, sapata ou bloco sobre estacas, é só selecioná-lo e depois clicar com o botão da direita e teremos a possibilidade de editar as armaduras e acessar o editor rápido de armaduras. Para as vigas ainda temos a opção de visualizar os seus diagramas.
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Exemplo 3: Visualizar Disposições das armaduras
Visualize as disposições das armaduras de cada elemento, para isso, dentro do Gerenciador clique no botão "Visualizador 3D" , ative as armaduras dos elementos desejados.
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Então clique no botão "Transparência" e visualize as disposições das armaduras.
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Exemplo 4: Visualização Especial
Este comando permite diversas visualizações especiais, antes ative os atributos de fck e taxas na caixa "Geração de modelo tridimensional do edifício" acessando dentro do Gerenciador o comando "Visualizador 3D"
.
Acione o botão "Visualização Especial" e selecione uma das opções, aqui iremos selecionar a opção "Taxa de compressão dos pilares".

Observe a diferença de cores entre as diferentes taxas de Compressão nos pilares, podendo identificar facilmente as maiores taxas, visualizando as informações na janela à esquerda.
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Exemplo 5: Destaque Pilar Parede
Devido à necessidade do usuário fazer uma análise mais rigorosa do elemento Pilar Parede, o programa permite encontra-lo com mais facilidade no Visualizador 3D, antes é preciso ativar a Representação em 3D no Modelador. Entre no Modelador Estrutural, dê dois cliques seguidos no Pilar Parede, na aba "Detalhamento" selecione "Sim" dentro da caixa Representação 3D.
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Voltando ao programa Visualizador 3D, verifique a diferença de cor do Pilar Parede com relação aos outros pilares. O próximo exemplo, veremos como alterar as cores dos elementos, podendo também alterar a cor do Pilar-Parede. O pilar fica identificado como Pilar Parede, sendo possível verificar a descrição na tela à esquerda.
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Exemplo 6: Alterações de Cores dos Elementos
Configure as cores dos elementos clicando no botão "Cores dos Elementos" . Faça alterações e clique em Ok.
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Veja um exemplo de alterações das cores dos elementos.
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Exemplo 7: Plano de Corte
Quando é preciso verificar algum elemento de difícil visualização, temos o comando de "Plano de Corte". Escolha um ângulo apropriado e acione o botão , ele dividirá o edifício. Com a barra "Posição do corte"
escolha a profundidade adequada do corte.
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Observe que é possível fazer um corte em diversos ângulos.
Exemplo 8: Gravar Animação
Além dos diversos comandos de visualização apresentados, é possível ainda gravar uma animação e apresentar para seu cliente. Os comandos são muito simples, só basta treinar um pouco para adquirir coordenação na movimentação da câmera.
Procure uma vista adequada para iniciar a gravação, então aperte o comando "Gravar animação" , aparecerá a janela "Salvar como", defina o nome do arquivo (este terá extensão "*.E3A"), clique em "OK". Será necessário definir o intervalo entre quadros, após esta definição clique em "OK" e a gravação começará automaticamente. Movimente a câmera como desejar. Para finalizar a gravação clique no botão
e reproduza o último vídeo através do botão
.
Salve em uma pasta qualquer os arquivos da gravação, clicando no botão e faça a sequência de comandos da tela apresentada abaixo:

Pronto! As gravações estão prontas. Para reproduzi-las, basta abrir o arquivo <TQSPLAY.EXE> (este arquivo e outros necessários para a reprodução serão automaticamente copiados para a pasta de destino selecionada anteriormente).
Lembrando que é possível reproduzir em qualquer computador que não tenha TQS.