Geração automática de casos de carregamento no TQS
Dúvida:
Nas combinações de carregamento geradas automaticamente pelo TQS, eu não observei a criação de um carregamento do tipo (ELU) PESO PRÓPRIO + PERMANENTE + VENTO, sem acidental, conforme pode ser visto na figura a seguir.
Ou seja, há casos de carregamento em que a acidental vertical ocorre na sua totalidade, sem a atuação do vento (casos 13 e 29), mas o contrário não ocorre: o vento sempre ocorre combinado com a acidental, o que pressupõe que na edificação desocupada nunca atuaria o vento de norma.
É preciso corrigir algum critério do modelo? O que se deve fazer para criar corretamente um carregamento do tipo PP + PERM + Vento?
Resposta:
Na NBR 6118 temos:
"11.8.2.1 Combinações últimas normais Em cada combinação devem estar incluídas as ações permanentes e a ação variável principal, com seus valores característicos e as demais ações variáveis, consideradas como secundárias, com seus valores reduzidos de combinação, conforme NBR 8681."
Então, na verdade, não precisaríamos ter a combinação "sem" vento e "sem" variável (acidental) no ELU.
Como comumente fazemos verificações das cargas verticais, incluímos nas combinações de ELU, todas as cargas verticais sem as cargas de vento, mesmo que esta combinação não seja necessária perante a Norma.
Se você desejar, pode de maneira simplificada e rápida, criar combinações "sem" as cargas acidentais. Para isto utilize o ponderador favorável igual a zero para as cargas acidentais.
Neste caso, o TQS vai considerar as cargas acidentais "normalmente" e vai gerar mais um "jogo" de carregamentos sem a carga acidental (ponderador favorável igual a zero).
Para alterar/criar o ponderador favorável de cargas acidentais, na edição do edifício vá em: "cargas / Verticais" selecione o botão avançado nas sobrecargas, habilite o ponderador favorável e iguale à zero, conforme a figura abaixo.
Eng. Herbert Maezano
TQS Informática Ltda.