Configuração da tabela de plotagem

Existe uma tabela de plotagem para cada par sistema/subsistema, que é atributo de todos os desenhos. Basta fornecer o sistema e subsistema desejado para editar determinada tabela.

Para identificar o par sistema/subsistema do desenho, acesse o menu Arquivo - Propriedades.

a2985dcce9fea6856234069edabe7ef9.png

Para acessar as Tabelas de Plotagem, execute o comando "Plotagem" – "Critérios" – "Tabelas de plotagem".

Por exemplo, para editar a tabela de plotagem associada com os desenhos de plantas de formas do TQS-Formas, escolha o sistema TQS-Formas e subsistema de planta de formas:

8f8cc224866c6f92a2afb5c8df82b8b0.png

Depois de escolhido o sistema e subsistema, você pode escolher a localização da tabela. Geralmente, basta apenas uma única tabela de plotagem, sendo assim o arquivo de critérios a se editar é o "Comum a todos os projetos".

6dc92d783d49e49a0e96edf3d01b09bc.png

Apenas duas tabelas estão contidas dentro da tabela de plotagem: a principal, de atributos de níveis e a de tipo de hachuras.

Você edita os atributos de cada nível posicionando o cursor sobre o atributo e alterando o valor referente à coluna desejada ou seleciona várias células de uma coluna e altera todas de uma vez.

Os tipos de hachuras fazem parte da tabela de plotagem. Na tabela de atributos de níveis de desenho, você apenas seleciona o número de uma das hachuras da tabela:

Até cinco atributos definem um tipo de hachura:

215e46a8bd24553cb52498495c7adb60.png

  • Espaçamento: é a distância entre duas linhas da hachura (apenas para as hachuras de linhas);
  • Ângulo: apenas para as hachuras de linhas, é o ângulo de cada linha;
  • Nível: quando o valor é –1, a hachura é plotada com a pena correspondente ao nível da poligonal do contorno. Quando o valor for maior ou igual a zero, a hachura é plotada com a pena correspondente ao nível especificado;
  • Tipo: de linhas ou de sombreamento;
  • % de sombreamento: é a porcentagem de transparência de uma cor que preenche o polígono por completo.

Atenciosamente,

Bruna A. Ferraz