Teste de carga em estacas
Mensagem enviada à Comunidade-TQS
Tenho que realizar uma verificação em um obra onde as fundações já estão sendo executadas. Tenho os laudos da sondagem e o projeto tanto dos blocos quanto das estacas etambém a planta de cargas.
Como faço para verificar a capacidade de cargas nestes elementos, usando o TQS (SISES)? Preciso lançar um novo edifício apenas para calcular isoladamente os elementos?
Resposta
Para que se tenha o máximo de aproveitamento que o SISEs (Sistema de Iteração Solo-Estrutura) oferece, é realmente necessário fazer o lançamento do edifício no TQS e a devida integração.
Porém, vamos ver especificamente este caso: Fazer uma análise da capacidade suporte do solo a partir das informações:
- Tipo da estaca
- Sondagem do solo
- Carga atuante
Nesta análise mais específica poderíamos usar o seguinte roteiro (simplista) de trabalho:
Editor de Edifício:
- Lance um novo edifício com apenas a Fundação e o Tipo com uma repetição / PD=1.0m / Grelha somente de vigas.
- Ative a Interação TQS-SISEs.
Modelador:
- Lance um ou dois pilares (isto depende do seu horizonte de planejamento). Lançando dois pilares você poderá analisar a capacidade de cargas para duas estacas distintas.
- Pode-se ou não lançar os blocos sobre estacas neste ponto. Neste exemplo eu vou deixar para lançar diretamente no SISEs.
Faça o processamento global
SISEs:
- Inicialize os critérios gerais.
- Lance a sondagem.
- No editor de estacas: Lance os 2 blocos, um para cada pilar com uma estaca cada e defina a carga atuante para a estaca (carga vertical permanente).
- Faça o processamento do item "Cálculo dos CRVs e CRHs / Capacidade de carga" e, após isto, visualize o item "Cálculo dos CRV e CRH"
- No relatório que se abrirá observe os campos mais a esquerda (em destaque abaixo) que mostram (vamos apresentar apenas os resultados do bloco B1):
- O SPT; a cota da estaca; a Resistência lateral (PL), de Ponta (PP) e Total (PTOTAL) para o método escolhido (no caso Aoki-Velloso).
Pronto. Você pode, agora, comparar a resistência suporte do solo para a estaca (sem o coeficiente de segurança) com a carga atuante. No nosso exemplo:
PTOTAL = 37.86 tf (sem a consideração do coeficiente de segurança)
Carga Atuante na Estaca = 25.00 tf (conforme definido no editor de estacas)
Espero que isso ajude. Foi apenas uma maneira de se verificar a capacidade suporte do solo de maneira bem simplista, “abrindo mão” de recursos outros do sistema.
Hermes,
TQS Informática,
São Paulo - SP