Calcular Efeitos Locais no Pilar
A verificação de efeitos de 2a ordem no lance atual do pilar é feita através do comando "Cálculo" - "Calcular efeitos locais no pilar".
Este comando serve para verificar pilares em que os efeitos locais de segunda ordem precisam ser avaliados (λ>λ1), ou seja, pilares que foram analisados pelo método pilar-padrão com curvatura aproximada, método do pilar-padrão com rigidez kapa aproximada, método do pilar padrão acoplado a diagrama M,N,1/r ou método geral.
Para verificar qual método foi utilizado, para calcular o efeito de segunda ordem, durante essa montagem, basta o engenheiro acessar o relatório de dimensionamento. Para isso, no "Gerenciador Estrutural", ative o TQS Pilar e execute: "Visualizar" - "Relatório" e selecione o pilar desejado. O método de cálculo dos efeitos de segunda ordem é apresentado na última coluna.
Executando o comando, o programa irá abrir a janela “Visualizador dos efeitos locais de 2a. ordem”, indicando se as seções de concreto e as armaduras longitudinais detalhadas resistem aos esforços solicitantes aumentados pelo efeito local de segunda ordem. Em uma primeira análise, o programa calcula o efeito de segunda ordem, utilizando o método do pilar padrão acoplado ao diagrama M,N,1/r ou Método Geral (depende do valor do índice de esbeltez).
Se o engenheiro tiver interesse em analisar o pilar, utilizando outro método para análise do efeito local de segunda ordem, basta ele selecionar a opção “Recalcular” e indicar qual método ele pretende utilizar.