Editor Gráfico de Paredes em Elevação

Os desenhos de Paredes em elevação das paredes serão gerados automaticamente pelo Paredes de Concreto. Estes desenhos serão gerados basicamente pelos blocos, aberturas de portas e janelas, lintéis, vergas e contra-vergas que irão compor as elevações das paredes.

O editor gráfico de Paredes em elevação é a ferramenta que deverá ser utilizada na edição destes desenhos, seja ela apenas para visualização ou para edição de detalhes gráficos especiais, finalizando os desenhos de Paredes em Planta para serem plotados e enviados para obra.

Todas as operações referentes à inserção e/ou substituição de telas estão em função das telas pré-selecionadas (comando "Tela Atual") já disponíveis no menu superior, o qual oferece as telas "incluídas" no projeto.

Para acionar a edição gráfica de paredes em elevação, selecione no Gerenciador TQS a aba "Paredes de Concreto", selecione um pavimento na árvore de edifícios e clique no botão "Elevações de Paredes"

Assim, você deverá selecionar o desenho de Paredes em Elevação que deseja editar ou apenas visualizar.

As abas de ferramentas principais disponíveis no Editor Gráfico de Paredes em Elevação são:

  • "Geral" controla a seleção do desenho editado, a definição das telas atuais, para o projeto, e dos principais parâmetros de distribuição das telas na elevação.
  • "Identificação" apresenta os comandos para consistência, acertos de numeração, e listagens das elevações.

Inserindo um perímetro para distribuição de telas na elevação

Para inserir ou alterar dados de um perímetro, acione a sequência de comandos "Barra Geral" - "Definir perímetro".

O comando apresentará então as opções como abaixo. Com os dois comandos, além da opção trivial de apagar o perímetro (F5), temos todas as possibilidades para tratamento desta entidade.

Inserindo novas telas para uso na elevação atual

Para adicionar um novo tipo de tela, para utilização na elevação atual, basta incluí-la no "projeto" (planta/elevação de parede atual).

Para isso, na aba "Barra Geral", clique no comando "Tela atual", que nos permitirá então acrescentar novas telas para utilização na elevação.

Inserindo a tela atual, com as dimensões atuais, na elevação

O comando "Inserir uma tela no desenho" utiliza a "tela/painel atual" e também as dimensões atuais, da mesma aba "Barra Geral" no grupo "Telas".

Distribuindo telas num perímetro da elevação atual

O comando "Distribuir automaticamente" do grupo "Distribuição" também respeita a "tela/painel atual" e as dimensões pré-selecionadas para efetuar o processo de distribuição.

Renumerando as telas nos desenhos de TODAS as Paredes

O comando "Renumerar telas", do grupo "Texto de Identificação" na aba "Identificação", além de renumerar as telas da elevação atual, realiza a consistência e renumeração de telas de TODAS as elevações do projeto (planta).

Consistência (Verificação de erros)

Uma vez editada uma elevação, podemos utilizar o comando "Consistência/Verrif. de erros...", na aba "Identificação", para conferirmos se as alterações não geraram qualquer problema: