Emenda de Armaduras de Pilares com Luvas
Para viabilizar o detalhamento de armação de lances de pilares com taxas de armaduras relativamente altas, é possível utilizar o detalhamento de emendas de barras longitudinais com luvas de conexão de barras de aço.
Na imagem a seguir temos o detalhamento dos dois primeiros lances do pilar P2, a taxa de armadura no primeiro e no segundo lance é de aproximadamente 7,1%, o que inviabiliza o detalhamento na região do transpasse do segundo lance, já que nesta região a armadura é duplicada e assim a taxa de armadura ultrapassa o limite de 8% estabelecido na Norma NBR 6118:2003.
Como opção, podemos utilizar a ferramenta de edição rápida de armaduras de pilares.
Selecionado o lance 1 do pilar P2, será possível alterar o detalhamento com traspasse de armadura para a emenda com a utilização das luvas, com o comando “Alterar dados”.
(1) Comando “Alterar dados”, (2) para selecionar a barra longitudinal, (3) para definir zero de traspasse, (4) para marcar a opção de luvas e (5) para confirmar.
Ao fechar o programa de edição rápida de armaduras de pilares o novo detalhamento deverá ser salvo.
Na figura abaixo temos o detalhamento do primeiro lance do mesmo pilar P2, agora com o detalhamento da emenda com as luvas.
Descrevemos acima, de forma simples, como a luva pode ser inserida nas armaduras com o sistema TQS. A emenda com luva, do ponto de vista técnico, não é um procedimento tão simples como apresentado. Alguns cuidados adicionais devem ser considerados:
- Resistência do conjunto emenda luva. Deve-se recorrer a normalização técnica para definição do tipo de luva e de suas características mecânicas, a resistência do mecanismo luva e eventuais roscas, etc, devem ser superiores a força total de escoamento da armadura longitudinal.
- Esta representação que o sistema TQS introduz é válida para diversos tipos de emendas como por exemplo, emendas rosqueadas, emendas soldas, emendas prensadas, etc.
- Como a luva tem um diâmetro maior do que a barra nominal, deve-se limitar o número de barras emendadas com luvas para que a seção de armaduras não fique elevada, e também para que os haja espaço suficiente para os trabalhos com os equipamentos de fixação das luvas.
Quando geramos a planta para a plotagem dos desenhos de armaduras dos pilares do nosso projeto, as luvas detalhadas serão automaticamente quantificadas e identificadas na tabela de ferros das plantas.
Atenciosamente.
Eng. Armando – Suporte Técnico TQS.