Edição com Grips

Dando continuidade ao assunto Editor Rápido de Armaduras de Lajes, segue texto que descreve o uso de diversos comandos para edição de Faixas e Armaduras.

Há muitos comandos interessantes que podem ser utilizados na edição das faixas de esforços e armaduras. Alguns deles:

- “Alterar pontas por grips” - ao selecionar uma faixa de esforço, alguns grips podem ser visualizados (destacados em vermelho):

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Figura 1 – Grips.

Ao selecionar os grips é possível estender ou diminuir as faixas:

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Figura 2 – Estender faixa.

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Figura 3 – Diminuir faixa.

- “Igualar faixas” - iguala o valor do esforço de uma faixa à outra. O comando pode ser acessado através do botão - 36f6d78b2b71bea13f48bfe7ec609b0f.jpeg, ou clicando-se diretamente com o botão direito do mouse sobre a faixa.

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Figura 4 – Faixas de esforços: antes e depois de utilizar o comando “Igualar faixas”.

- “Quebrar por 2P” – quebra as faixas de esforço em duas, através de uma linha por 2 pontos que deve ser fornecida pelo usuário. Somente podem ser quebradas faixas simples, não igualadas, por isso se necessário, utilize antes o comando Explodir (já citado anteriormente). O comando Quebrar por 2P pode ser acessado através do botão - a1307ac7221f42750f757ab93568e0d6.jpeg, ou ainda clicando com o botão direito do mouse sobre a faixa.

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Figura 5 – Faixas de esforços: antes e depois de utilizar o comando “Quebrar por 2P”.

Depois de editadas as faixas de esforços utilizando o Editor Rápido de Armaduras, as armaduras devem ser recalculadas. Para isso, acesse a Barra de ferramentas de armaduras através do botão - da1bd25ccc103d96bea0a2483c2b3180.jpeg, e então acesse o comando Recalcular faixas alteradas através do botão - f8618f1ba24d474384b1e1e3489a9321.jpeg.

Observe abaixo como ficou o detalhamento da laje L1, que teve as suas faixas editadas no início dessa mensagem:

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Figura 6 – Armaduras geradas de acordo com as faixas de esforços apresentadas na Figura 13.

Observe que na homogeneização automática foi utilizado um alojamento de φ 12.5 c/ 10 cm. Já na homogeneização manual, conseguimos economizar armaduras com alojamentos de φ 12.5 c/ 15 cm e φ 12.5 c/ 12.5 cm em alguns trechos.

Dentro do próprio Editor Rápido de Armaduras, há a possibilidade de retirar interferências que possam ocasionalmente estar acontecendo no desenho utilizando os grips (já comentado anteriormente). Observe o exemplo abaixo:

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Figura 7 – Retirada de interferência por grips (antes e depois).

Dando dois cliques sobre a armadura no desenho é possível alterar os dados da mesma, observe abaixo:

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Figura 8 – Dados de armadura de flexão.

- “Alterar cotagem da faixa” – comando utilizado para colocar todas as cotagens das faixas em uma única direção:

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Figura 9 – Uso do comando “Alterar cotagem da faixa”.

O comando pode ser acessado através do botão - 7c953fdfca23c1e85d71f301745c4a0f.jpeg.


Para conhecer mais sobre o Editor Rápido de Armaduras e todos os seus comandos, sugiro que acesse o Manual de Editor de Esforços e Armaduras do TQS-Lajes que pode ser encontrado no menu Ajuda: Seleção de manual (acessado ao teclar F1 no Gerenciador-TQS):

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Figura 10 – Seleção de manual.