Consolos
Classificação dos consolos
Os consolos são classificados conforme a tabela abaixo:
Classificação | Condição |
Viga em balanço | 1.00 < a/d < 2.00 |
Consolo curto | 0.50 ≤ a/d ≤ 1.00 |
Consolo muito curto | a/d < 0.50 |
Vigas em balanço não são dimensionadas pelo programa de dimensionamento de consolos.
Dimensionamento, detalhamento e desenho de consolos
Acione o comando "Processar, Dimensionamento, Detalhamento, Desenho" para obter a respectiva listagem e desenhos de detalhamento dos consolos do . O sistema inicialmente emite um relatório com os critérios de dimensionamento e os alojamentos de armadura escolhidos:
Posteriormente são apresentados os dados do dimensionamento:
O dimensionamento dos consolos é feito para a maior carga vertical e maior carga horizontal agindo concomitantemente.
Os consolos recebem nome em função de sua forma. Entretanto, para uma mesma forma de consolo, conforme a largura do pilar e a existência de consolos duplos, o detalhamento irá variar. Assim, os desenhos de consolos recebem o nome do consolo mais um sufixo tipo _nn, onde "nn" é um número seqüencial. Veja por exemplo os desenhos C16_01 e C16_02, com consolos de mesma forma:
O sistema reconhece automaticamente consolos duplos, desde que perfeitamente alinhados e nivelados.
O desenho de consolos é emitido em formato A4, com uma tabela de ferros local e seu resumo. A máscara de desenho que controla este formato é o arquivo MASPRCN.DWG, na pasta \W\SUPORTE\PREFAB.
Edição dos consolos
Após o dimensionamento e detalhamento dos consolos é possível fazer a sua edição através de uma ferramenta que permite a alteração das armaduras presentes no detalhamento. Após a edição, o desenho é recriado, de modo a que o desenho final contemple as alterações feitas pelo usuário.
Esta ferramenta é acessada através do Gerenciador Estrutural, através do sistema "TQS-PREO". Para isso execute "TQS-PREO" - "Visualizar" - "Editor de armaduras" - "Editor de armadura de consolo".
Através deste editor é possível alterar as armaduras e quantidade de ferros utilizados no detalhamento de todos os grupos de consolos do projeto.
A partir da versão V23, este editor de armaduras foi renovado com uma nova interface: