Funcionamento Geral
Este manual tem como objetivo apresentar e detalhar o sistema de reservatório implantado no TQS®. Serão apresentados os conceitos de funcionamento, janelas utilizadas, critérios e como deve ser feita a visualização de resultados.
Além dos principais conceitos, também teremos a sequência de lançamento de dados para criação de reservatórios e piscina. Serão apresentados 3 exemplos com diferentes modelos de análise e tipos de elementos. Lembrando que o programa TQS® disponibiliza a criação de reservatórios elevados (1 ou 2 células), reservatórios apoiados, semienterrados e enterrados no solo (1 ou 2 células) e piscina. Para maiores informações, acesse o Manual Teórico do reservatório.
Os exemplos apresentados neste manual são:
- Exemplo 1: Reservatório elevado – 1 Célula – Modelo Simplificado;
- Exemplo 2: Reservatório apoiado – 2 Células – Modelo Contínuo-Articulado;
- Exemplo 3: Piscina – Modelo Contínuo.
Na imagem abaixo podemos observar os possíveis tipos elementos a serem calculados.
Acesso ao Sistema de Elementos Especiais
Após a criação do edifício, automaticamente será criada uma pasta "Elementos especiais" dentro de cada um dos pavimentos do edifício. O mesmo ocorrerá para edifícios já existentes e abertos com a versão V19.
Ao clicarmos sobre esta pasta, a barra de ferramentas do Gerenciador será alterada, de modo a apresentar as ferramentas específicas para os "Elementos Especiais".
O sistema de tratamento de reservatórios faz parte do sistema "Elementos Especiais" do TQS®.