Placas
O “Editor de Entrada Gráfica de Grelhas” tem um menu para a definição de placas, este deverá ser acionado no menu principal a partir do comando “Placas”. Trata-se de um menu simples para lançamento em lajes predominantemente retangulares.
Placas podem ser lançadas sobre um modelo de barras de vigas, tal como o gerado pelo TQS-Formas. As placas lançadas são extraídas pelo mesmo programa de extração de grelhas, e um arquivo .GRE com placas é gravado. Este arquivo pode ser processado através do programa Mix.
O arquivo .GRE pode conter barras e elementos de placas quadrangulares e triangulares. O resultado do processamento (via MIX) do arquivo com placas, também é gravado nos arquivos tipo .Cnn, com resultados nas barras. Assim, um piso formado por barras de vigas e lajes discretizadas por placas pode ser calculado por elementos finitos, e os esforços resultantes nas vigas e lajes transferidos para o TQS-Vigas e TQS-Lajes através dos comandos específicos.
Dados de tipo
A partir da seqüência de comandos “Placas” – “Dados de tipo”:
Será acionada a janela “Dados de tipo de placa”, nesta janela são definidas as dimensões e os carregamentos das placas que serão distribuídas na entrada gráfica de grelhas.
Tipo da placa
Cada placa lançada na entrada gráfica de grelha deverá estar associada a um “Tipo da placa”, que pode valer de 10. O tipo agrega informações de geometria e carregamento na placa.
Tipos de dados
Dimensões fornecidas
Selecione esta opção para definir a altura da placa, o usuário poderá impor um divisor de inércia à flexão.
Índice da seção e matéria
Selecione esta opção para definir o índice da seção e material, estes dados deverão estar previamente catalogados no .GRE. Esta definição irá facilitar nos casos onde a seção não é retangular. Veja a explicação detalhada destas definições no manual “Grelha-TQS – Manual de Edição de Dados”.
Características da seção
Altura
Altura da placa, em metros
Divisor de inércia a flexão
Divisor de inércia a flexão. Permite simular plastificação à flexão. Se definido o valor (0), o valor assumido para o divisor será (1)
Índice da seção e material
Índice da seção
Número da seção da barra (placa) no arquivo .GRE,. O usuário deve garantir que esta seção realmente existe.
Índice do material
Número do material da barra (placa) no arquivo .GRE. O usuário deve garantir que esta seção realmente existe.
Carga distribuída na placa
Podem ser definidos em uma mesma placa até 10 casos de carregamentos diferentes.
Defina o número do caso de carregamento, o valor da carga em (tf/m²) só então será possível utilizar o botão “Adicionar / Editar”. O usuário também poderá “Apagar” um caso de carregamento ou “Limpar” todos os casos definidos.
Ler tipo
A partir da seqüência de comandos “Placas” – “Ler tipo”:
O editor irá solicitar que seja selecionado o texto de tipo de uma laje já discretizada, então os dados lidos tornarão atuais na janela “Dados de tipo de placa”
Inserir tipo
A seqüência de comandos “Placas” – “Inserir tipo”, deverá ser usada para inserir um tipo:
Um tipo de placa é justamente a identificação dos dados de uma malha de placa que discretiza uma ou mais laje no pavimento. “Inserir um tipo” significa inserir no desenho de a entrada gráfica de grelha um texto em um nível parametrizado no arquivo PARGRE.DAT. Este texto tem seguinte formato:
nnCvvA2Ccc
Onde:nn é o caso de carregamento;
vv é o valor da carga do primeiro caso de carregamento;
cc é o valor da carga do segundo caso de carregamento.
Alterando os dados de um tipo
Para alterar um tipo execute a seqüência de comandos “Placas – Alterar tipo”:
O editor irá solicitar que seja selecionado o texto de tipo de uma laje já discretizada, então será acionada a janela “Dados de tipo de placa”, altere os dados desejados e em seguida clique no botão OK, para efetivar as alterações. Para os dados que não forem comuns, as lacunas dos dados aparecerão em branco.
Uma placa
Uma placa é uma poligonal fechada com 3 ou 4 vértices. Para definir uma única placa, primeiro certifique-se que o tipo atual é o da placa, ajustando o “Tipo da placa” no menu “Dados de tipo”, depois acione a seqüência de comandos “Placas – Uma placa”:
O editor pedirá pelos pontos de contorno da placa. Não é necessário fechar o primeiro ponto com o último.
Dados de distribuição de placas
A partir da seqüência de comandos “Trechos” – “Dados de distribuição”:
Será acionada a janela “Dados para distribuição de placas”, defina nesta janela os parâmetros que serão utilizados na distribuição das placas:
Distribuir placas
O editor gráfico não é um gerador automático de malhas, mas apenas um programa de distribuição de malhas retangulares. O programa não verifica se o formato dos elementos gerados é adequado ou não ao cálculo. Se necessário, refine o modelo através de edição gráfica.
Para distribuir placas em uma região delimitada por barras de vigas e/ou linhas de contorno auxiliar, execute a seqüência de comandos:
Assim como na distribuição de barras a distribuição a distribuição de placas, pode manual ou automática e a origem pode ser fixa ou móvel, tais configurações, além das definições de geometria e cargas, deverão estar previamente definidas com o uso dos comandos “Dados de distribuição” e “Dados de tipo”.
No modo automático, apenas um ponto no meio da laje é necessário para o reconhecimento do contorno delimitado por barras de vigas e/ou linhas de contorno auxiliar.
No modo manual o editor pedirá pelos pontos do contorno. O usuário não precisa fechar o último ponto:
Comando[Distribuir placas]Distribuir malhas em uma lajeEntre c/o contornoLinha múltipla - ponto 1:<E> no PT1Linha múltipla - ponto 2:<E> no PT2Linha múltipla - ponto 3:<E> no PT3Linha múltipla - ponto 4:<E> no PT4Linha múltipla - ponto 5:<B3>Direcao XDirecao YOK
Mudança do tipo de placas
Por default, 10 tipos de placas podem ser definidos, cada tipo associado aos níveis 159. O usuário pode alterar o tipo associado a uma ou mais placas alterando o nível destas placas, com os comandos básicos do Editor Gráfico. Veja explicações detalhadas destes comandos no manual “EAG – Editor de Aplicações Gráficas”.
Alteração da geometria das placas
O usuário pode sempre modificar a geometria das malhas geradas, apagando, movendo, copiando e alterando as malhas. O usuário pode também usar os comandos [ Alterar ] e [ Move parcial ] nas malhas, que são armazenadas como linhas múltiplas.
Veja no exemplo abaixo a modificação de um nó de malha para que ele coincida com uma restrição de apoio:
Comando: [ Move Parcial ]
Move apenas pontos selecionados de elementosPrimeiro ponto da janela: <B1> no PT1
Segundo ponto da janela: <B1> no PT2
Defina a base de deslocamento: <E> no PT3
Defina o segundo ponto: <I> no PT4
OK
Modifique a malha conforme o necessário para ter elementos melhores formados para cálculo.
Seqüência de Operação da Entrada de Placas
O usuário pode lançar placas da mesma maneira como lança barras em uma grelha. O desenho de dados de grelha pode ter barras e placas lançadas ao mesmo tempo. Em resumo:
- Use o “Editor de Entrada Gráfica de Grelhas” para lançar um modelo de placas sobre uma grelha somente de vigas gerada automaticamente pelo Sistema a partir do modelador estrutural;
- Use o menu [ Barras ] para lançar barras no modelo onde forem necessárias;
- Use o menu [ Placas ] para lançar placas;
- Faça a extração do modelo de placas exatamente da mesma maneira como faria a extração de barras;
- Processe o arquivo .GRE pelo Resolvedor Mix®.
O programa de “Edição de Dados de Grelhas” e o “Visualizador de Grelhas” não manipulam arquivos .GRE com elementos de placa. Para isto, use o Mix® .
Resumo da Entrada de Placas
Definem-se tipos de placas, com as seguintes características:
Cargas distribuída (tf/m2), para um ou mais carregamentos;
- Espessura (m)
São permitidos até 10 tipos diferentes de placas. Um tipo é definido por um texto em um nível parametrizado no arquivo PARGRE.DAT. Este texto tem o formato:
nnCvvA2Ccc
Onde: nn é o caso de carregamento;
vv é o valor da carga do primeiro caso de carregamento.
cc é o valor da carga do segundo caso de carregamento.
como por exemplo, .10c.35a2c.70 representa um tipo onde as placas tem espessura de , carga de 0.35tf/m2 para o carregamento 1 e 0.70tf/m2 para o carregamento 2. Existem comandos especiais para colocar e alterar textos de tipos.
Uma placa associada a um determinado tipo é uma linha múltipla de 3 ou 4 pontos (mais o de fechamento), no mesmo nível do tipo. Os comandos do menu de malhas definem automaticamente o nível para cada tipo de placa. Existe um tipo atual definido no menu, no qual as novas placas são associadas.
A definição de malhas de placas envolve duas tarefas separadas e independentes: a definição de um texto com o tipo e a definição das placas.