Cotagem da Seção
Os desenhos de armaduras de pilares podem receber cotagens complementares, através do Editor de Armaduras, chamado do gerenciador. Entretanto, estas cotagens, e outros detalhes gerados interativamente serão perdidos, caso o pilar seja reeditado através do Editor de Geometria.
O Editor de Geometria dispõe de um menu específico de cotagem, onde cotagens realizadas na região da seção transversal, são armazenadas na base de dados do pilar e não são perdidas no caso da regeração do desenho.
Menu de cotagem
O menu “Cot.Sec.”, do Editor de Geometria, tem comandos análogos ao menu de cotagens do editor gráfico básico:
“Horizontal” - Cotagem horizontal“Vertical” - Cotagem vertical“Alinhada” - Cotagem alinhada“Inclinada” - Cotagem inclinada“Apagar” - Apagar uma cotagem“Apagar Todas” - Apagar todas as cotagens do desenho |
Fazendo uma cotagem
A princípio é difícil perceber a diferença entre as cotagens deste menu e as do menu de cotagem do editor gráfico. Por exemplo, para fazer uma cotagem horizontal:
Comando: [Horizontal]
Cotagem pt 1: <E> no PT1
Cotagem pt 2: <E> no PT2
Linha de cotagem: <B1> no PT3
Os comandos para cotagem horizontal, vertical, alinhada e inclinada terão funcionamento idêntico aos do menu de cotagens do editor gráfico básico.
Onde cotar
Como já mostramos neste manual, o desenho de pilares pode ser dividido em 3 regiões principais: a seção transversal, as vistas explodidas de estribos e a vista longitudinal.
Caso use o recurso de cotagem, faça-o apenas na seção transversal. As vistas explodidas de estribos não devem ser cotadas, por serem regeradas constantemente no caso de edição de estribos e ferros longitudinais. A vista longitudinal também não deve ser cotada, pois a escala desta vista é diferente da transversal.
Apagando cotagens
Para apagar cotagens, use a seqüência de comandos “Cot.Séc” – “Apagar” e forneça um ponto sobre uma das linhas da cotagem.
A seqüência de comandos “Cot.Séc” – “Apagar todas”, apaga de uma vez todas as cotagens no desenho.