Armaduras em Feixe com Duas Bitolas
Em muitas situações o alojamento em feixe de armaduras do pilar pode fazer com que a diferença entre a armadura necessária e a armadura detalhada seja muito alta, já que é sempre necessário utilizar um número impar de barras.
Para evitar este tipo de detalhamento, criou-se na Versão V18 dos Sistemas TQS, uma nova tabela de alojamento de feixes que permite que haja a "mistura" de duas bitolas diferentes. Este novo recurso permite que os pilares sejam detalhados com maior economia de armadura.
Critério de projeto
Para definir o modo como o alojamento dos feixes será feito, no Gerenciador, acesse o TQS-PREO e executar "Editar" - "Critérios" - "Projeto" - "Detalhamento" - "Pilares" - "Alojamento de bitolas em feixe":
Nesta tabela, através das colunas "NØ1" e "Ø1(mm)" permitem a definição da bitola principal e o número de barras para ela. O valor deve ser sempre impar, já que está será a armadura que ficara nos "cantos" do detalhamento.
As colunas "NØ2" e "Ø2(mm)" permitem a definição da bitola secundária e o número de barras para ela. O valor deve ser sempre par, já que está será a armadura que ficara nas laterais da armadura principal.
Detalhamento
Durante o detalhamento das armaduras da seção, esta tabela de alojamento é utilizada e então o pilar é detalhado e desenhado.
Detalhamento
No relatório de detalhamento é possível observar o alojamento utilizado, já com a "mistura de bitolas":
Desenho
No desenho também é possível observar a "mistura de bitolas":