Homogeneização de Faixas

Novos critérios TQS V16

Os novos critérios de homogeneização são mostrados abaixo nos pontos "A", "B" e "C":

d55e053d149f37ebcd1193c52280ddfa.png

Comprimentos de faixas negativas nos apoios

Nos critérios marcados em "A":

- O comprimento máximo pode levar em consideração uma tolerância de valor absoluto (padrão: 50cm). Quando as faixas são pequenas, os valores máximos relativos resultam em pouco agrupamento.

- Para aumentar o fator de agrupamento, pode-se atribuir o comprimento máximo local das faixas agrupadas (padrão "Não").

- Pode-se testar o agrupamento atribuindo-se além de média ponderada, o comprimento total de cada faixa do apoio. O programa escolhe então o comprimento de agrupamento que gerar menor armadura total.

Comprimento simplificado de faixas negativas nos apoios

Em "B", temos o critério para definição simplificada dos comprimentos das faixas negativas nos apoios. Este critério faz com que todas as faixas de apoio recebam um comprimento fixo igual a 1/4 do comprimento do maior dos menores vãos das lajes contíguas a cada apoio considerado.

Momento fletor das faixas negativas nos apoios

Em "C" temos o critério para definição simplificada dos momentos das faixas negativas nos apoios. Este critério faz com que o momento das faixas em um apoio seja simplesmente a média ponderada de todo o apoio, independente dos valores originais.


45de0bb7db54216484b316c5864bd90f.png

Notas sobre a homogeneização simplificada nos apoios

A consideração simplificada de comprimentos e valores de momentos nos apoios tem por objetivo gerar um detalhamento mais rápido de projetar e fácil de executar. Naturalmente a armadura gerada poderá ser insuficiente ou excessiva. Os novos modos de visualização do Editor de Esforços, assim como a possibilidade de restaurar faixas originais, facilitam a verificação destas armaduras. Ao usar qualquer processo simplificado, o engenheiro tem por obrigação verificar se o detalhamento é adequado ao modelo e fazer quaisquer correções necessárias.

Novidades V18

A partir da V18, na homogeneização feita iterativamente, dentro da Edição Rápida de Armaduras, é possível agora optar por dois métodos de ponderação para geração dos esforços das faixas agrupadas:

  • Por área das faixas;
  • Pela largura das faixas.

Critério

Para alterar o critério associado a este comportamento, no Gerenciador, deve-se ativar o TQS Lajes e executar "Editar" - "Critérios" - "Grelha/Elementos Finitos" - "Projeto" - "Homogeneização" - "Homogeneização interativa". No critério de nome "Modo de homogeneização interativa de faixas" é possível escolher entre as duas opções.

Exemplos

Para exemplificar o comportamento destas duas opções, vamos utilizar as duas faixas de esforços negativos abaixo.

4d9e0073b3df48f006fcbcd254ef8df0.png

A seguir serão apresentados os resultados para o homogeneização das duas faixas, utilizando o "Faixas" - "Agrupamento" - "Igualar com média ponderada".

Área das faixas

Quando o critério de área está ativado, o cálculo feito para obtenção do valor de esforços solicitante da faixa homogeneizada é:


Conforme podemos observar a seguir:

ac5980c0d3ab9d623ca12d9c9a1ebd53.png

Largura das faixas

Quando o critério de largura está ativado, o cálculo feito para obtenção do valor de esforços solicitante da faixa homogeneizada é:


Conforme podemos observar a seguir:

6678e3bc0a084d59b57c02d9c4774717.png