Tarjas de Aviso

O sistema TQS incluí tarjas no desenho para alertar os usuários sobre possíveis problemas do dimensionamento ou ainda sobre limites de dimensão.

Barra solta no pórtico está travado no TQS Pilar

Em algumas situações, durante a modelagem estrutural e a montagem do modelo de análise estrutural, o modelo de um pilar no pórtico espacial pode divergir do modelo no TQS Pilar. Um exemplo deste comportamento é representado pelas figuras abaixo:

70c00e24f489e1eedfc35e7889a6698c.png

Na primeira figura podemos observar que o pilar, apesar de estar associado a vigas, é, na verdade, um pilar "solto" (ou em balanço). O mesmo ocorre para o segundo pilar, associado a uma laje em seu topo.

O TQS Pilar considera que este pilar está travado na base e no topo. No modelo de análise estrutural (pórtico espacial) este pilar é tratado como uma barra em balanço.

Para alertar o usuário sobre esta divergência entre o tratamento da análise estrutural e do dimensionamento, além do erro que já existia no "Avisos e Erros", foi criada uma nova tarja nos pilares.

Esta nova tarja segue o seguinte esquema:

dc3c2a1cf356ee43b2bfc46138c72525.png

Variação brusca de seção

Em muitas situações de projeto é necessário que haja a variação de seção do pilar. Este é um recurso comum e muito utilizado.

O problema é que o sistema, hoje, não esta preparado para o dimensionamento de blocos de transição de pilares, podendo permitir que o usuário lance possíveis situações incorretas em seu projeto. Alguns exemplos podem ser observados abaixo.

Para alertar o usuário sobre esta situação, será criada uma nova tarja nos pilares. Ou seja, esta é uma tarja de alerta e não de erro.

Esta nova tarja segue o seguinte esquema.

7017a9cfaf1e1e48a3006a8d7a9087b1.png

Pilar com dimensão menor que a limite

De acordo com a NBR6118 a dimensão mínima de um pilar deveria ser de 14cm.

Para alertar o usuário sobre esta situação, será criada uma nova tarja nos pilares. Ou seja, pilares com menos de 14cm em uma de suas dimensões terão tarja.

Esta nova tarja segue o seguinte esquema.

cce3de80d08d77ff8842ed89d18e1291.png

Cabe salientar que a tarja gerada é referente a um aviso e não a um erro.