Dimensionamento e detalhamento
O detalhamento dos blocos sobre estacas com geometria genérica é feito de forma a tomar as capacidades de carga das estacas gerando momentos fletores em torno de uma seção de cálculo. São utilizadas armaduras ortogonais para este detalhamento. Não é feita qualquer verificação em relação ao método biela-tirante.
Cálculo dos momentos fletores e cortantes - Seção S1
Os momentos fletores são calculados em função da posição da seção de cálculo S1, que é tomada como aquela na face do pilar.
O momento fletor é calculado levando-se em conta a capacidade de carga da estaca, para o diâmetro selecionado, e a distância até a seção S1, ou seja, o bloco é dimensionado à flexão como uma viga em balanço sujeita a cargas pontuais. Apenas estacas "a frente" da seção S1 são consideradas neste cálculo.
A obtenção do momento fletor é feita em 4 seções de cálculo:
- à esquerda: X-;
- à direita: X+;
- para baixo: Y-;
- para cima: Y+.
As armaduras dos blocos sobre estacas são calculadas para resistir a este esforço solicitante.
Critérios
Critérios de cálculo
Os critérios de cálculo utilizados para este detalhamento é, basicamente, a capacidade de carga da estaca, que depende do diâmetro da estaca. Este critério pode ser alterado em: "Gerenciador" - "Fundações" - "Editar" - "Critérios" - "Blocos" - "Cálculo" - "Capacidade de carga" - "Tabela de capacidade de carga".
Critérios de dimensionamento
Os critérios de dimensionamento utilizados são a tabela de bitolas e alojamentos de armaduras. Estes critérios podem ser alterados em: "Gerenciador" - "Fundações" - "Editar" - "Critérios" - "Blocos" - "Materiais" - "Tabela de bitolas..." e "Tabela de configuração...".