Dados junto ao cursor
A partir do TQS V21, foi incluída a possibilidade de definição coordenadas e comandos em uma janela de entrada de dados junto ao cursor. Toda vez que o usuário fornece coordenadas ou valores, eles aparecerão próxima ao cursor. Esta forma de definição facilita a visualização do que está sendo digitado, pois está próxima à região de trabalho na tela (o cursor) e oferece respostas mais rápidas em alguns computadores mais novos. Como sempre, é possível trabalhar no modo antigo, alterando-se as configurações do editor. Todos os valores digitados são replicados na janela de mensagens (área inferior do editor gráfico), para conferência e histórico.
Definição de Distâncias e Coordenadas
Após a execução de um comando que requer a definição de uma distância ou coordenada, ao digitar o valor pedido, automaticamente, a janela de entrada de dados junto ao cursor será exibida:
Expressões Algébricas
A partir do TQS V21, a janela de entrada de dados passou a interpretar expressões algébricas.
As expressões algébricas permitem ao usuário utilizar a entrada do editor como uma calculadora rápida.
Estas são as regras de interpretação:
- Segue a precedência normal de operações algébricas; os operadores binários são mais “+”, menos “-”, vezes “*”, dividido “/” e elevado “**”;
- Funções pré-definidas: SEN (ou SIN), COS, TAN, ASEN (ou ASIN), ATAN, RAIZ (ou SQRT).
- Ângulos das funções trigonométricas são em graus.
- Aceita expressões tipo “variável=expressão”, e os valores das variáveis são retidos na sessão gráfica.
Por exemplo, para calcular a área de uma bitola de 8 mm em cm2, poderíamos escrever as duas linhas:
PI=3.1416
PI*0.8**2/4
As variáveis devem começar com uma letra, e podem ser formadas com letras, números e os sinais “_” e “$”.
Além da entrada de expressões quando não há comando ativo, é possível fornecer expressões algébricas durante a entrada de coordenadas e valores. Para que as expressões não sejam confundidas com modificadores de coordenadas e de seleção, é necessário preceder as expressões com o sinal de “!”. Por exemplo, quando o editor pede a entrada de um par de coordenadas, poderíamos digitar algo como:
!SIN(30)*(150+500),2*400
Completando a entrada de expressões e abreviações, se digitarmos um par de coordenadas quando o editor estiver inativo, imediatamente o comando de linha será acionado com o par digitado. É uma maneira rápida de localizar coordenadas quando necessário.